Comunicação do agro com a sociedade é um grande desafio, afirmam especialistas

Evento de lançamento do projeto “Todos a Uma Só Voz” reuniu importantes players do agronegócio brasileiro. Foto: Divulgação

Lideranças e representantes de diversos segmentos do agro brasileiro defendem a ideia que o setor precisa se fortalecer e se conectar com a sociedade, assumindo o desafio de mostrar, de forma eficiente, seu real desempenho para o desenvolvimento socioambiental e econômico do País.

Esse é o objetivo do movimento “Todos a Uma Só Voz”, que foi lançado nesta terça-feira, por videoconferência. A ideia do projeto é aproximar o agro da população brasileira, por meio de ações para valorizar a pluralidade do setor e motivar a empatia pela atividade.

“Há um desafio muito grande de comunicação do agro, que é o melhor negócio do Brasil, com a sociedade. Essa comunicação deve ser feita de forma ampla, aglutinadora e com a participação de forças vivas”, disse Marcos Fava Neves, diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), uma das instituições que apoiam o movimento.

Participaram do encontro virtual, coordenado pela jornalista Alessandra Mello, personalidades das cadeias de produção e de setores que estão diretamente ligados à atividade, como educação, comunicação e pesquisa. Na ocasião, o movimento lançou um manifesto pela união do agro.

Agenda única

Jorge Espanha, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), afirmou que “o agro não se comunica bem fora da porteira” e que é preciso construir “uma agenda única”, com o apoio de  influenciadores para que as informações sejam transmitidas de forma correta.

Espanha mencionou dados de uma pesquisa realizada pela ABMRA, mostrando que, a cada dez notícias que são publicadas sobre o agro no Brasil, apenas uma ou duas são positivas.

“Postagens como a da cantora Anitta falando mal do setor de leite influenciam cinquenta milhões de pessoas, enquanto que influenciadores no agro não tem a mesma cobertura”, explicou o executivo. “Muitos do agro falam para poucos e poucos fora do agro falam para muitos”.

O presidente da ABMRA enfatizou que o movimento deverá proporcionar a implementação de uma agenda baseada nos pilares da sustentabilidade , preservação ambiental, segurança alimentar, cadeias de valor e impacto nas comunidades. “As autoridades precisam assumir que o agro é estrategicamente importante para o País”, concluiu.

Conexão e transparência

Ricardo Nicodemos, idealizador do movimento e vice-presidente executivo da ABMRA, afirmou que o projeto terá a missão de criar uma narrativa para mostrar à população o grande valor do agro para o País.

“É preciso conectar as diversas cadeias do setor e motivar a empatia da população pelo campo e pelos agricultores. É um movimento que vai decodificar o agro”, disse.

Em declaração gravada para o evento, o ex-ministro Roberto Rodrigues disse que o “Todos a Uma Só Voz” será fundamental para mostrar a relação de integração e dependência entre campo e cidade, e voltou a afirmar que o Brasil tem potencial para ser o campeão mundial da segurança alimentar.

“Poderemos construir uma agenda Brasil positiva, e com maturidade. O movimento representa um processo de aculturamento sobre o agro, com abertura, transparência e divisão de conhecimentos com a população brasileira”, destacou o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcello Brito.

Conceituação

Em depoimento gravado para a ocasião, o professor e engenheiro agrônomo Xico Graziano falou sobre a necessidade de conceituação do agro como forma de conscientizar sobre seus processos e a origem dos produtos, mostrando sua importância para a economia.

“Precisamos criar uma narrativa mais conectada com a existência da sociedade e aproximar o campo da cidade, sensibilizando as pessoas. Temos sofrido com a falta de informação e com a divulgação de fake news“.

Redes

Também presente ao lançamento, a jornalista Vera Ondei falou sobre a parceria dos veículos de comunicação na divulgação do movimento. “Explicar ciência para a sociedade é um desafio, mas quando juntamos histórias e ciência podemos gerar um movimento de empatia na comunicação e permanecer no foco das pessoas, de forma propositiva”.

Segundo Vera, o projeto tem potencial para criar redes de comunicação no longo prazo, garantindo visibilidade. “A ocupação de espaços por meio das redes criam valor às narrativas”, disse.

Valor do agricultor

Para José Luiz Tejon, coordenador acadêmico da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), a valorização do agro pelos brasileiros será possível mediante “a realização de uma pesquisa séria que acabe com o estado de vitimização” e que possa identificar “a percepção da população em relação aos diversos segmentos ligados ao agro”.

O especialista comentou ainda que, segundo um estudo da Fecap, os agricultores, sob o ponto de vista da sociedade urbana, “são queridos e valorizados”. A pesquisa, explicou Tejon, posicionou o agricultor entre as cinco profissões mais importantes no contexto social.

“É preciso que outros elos da cadeia produtiva se desmontem das costas dos produtores e assumam seus papeis de comunicação com a sociedade”.

O coordenador afirmou ainda que o País tem capacidade de melhorar seu PIB com o potencial do agro e de trabalhar com um número maior de cadeias produtivas no exterior.

Tecnologia

No campo da ciência, Bruno Brasil, secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) destacou os avanços obtidos nos meios de produção graças à pesquisa e à tecnologia e disse que os esforços de comunicação do agro devem se basear na convergência. “Precisamos informar que produzimos mais e com sustentabilidade por causa da tecnologia”.

Ações

Para atender a missão de aproximar o agronegócio da sociedade brasileira, o “Todos a Uma Só Voz” terá como principal plataforma um site reunindo informações relevantes sobre o setor para desmistificar algumas questões e informar a população em geral a respeito das atividades do agro brasileiro.

Além disso, serão promovidos eventos, campanhas nos meios de comunicações e uma série produzida em áudio- book chamada “O Reino de Agrus”, que conta uma estória lúdica de um povo que tinha a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência.

Ainda durante o lançamento do projeto, foram anunciadas estratégias para garantir a divulgação de informações atualizadas sobre o agronegócio nas escolas, com destaque para a revisão dos materiais didáticos que tratam do assunto.

Mais informações sobre o movimento “Todos a Uma Só Voz” no site https://todosaumasovoz.com.br/site/.

 

 

Fonte: Todos a Uma Só Voz, com informações de assessoria

Equipe SNA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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