Compostagem também é alternativa

A reciclagem por meio da compostagem é uma das maneiras mais eficazes de se utilizar o alimento desperdiçado, transformando-o em adubo. Foto: Divulgação
A reciclagem por meio da compostagem é uma das maneiras mais eficazes de se utilizar o alimento desperdiçado, transformando-o em adubo. Foto: Divulgação

Com a população mundial em expansão, o aumento da produção de alimentos, a competição por recursos como terra e água e o impacto da mudança climática, os solos estão sob intensa pressão. Não aproveitar cerca de um terço da comida produzida no mundo significa que os recursos naturais do planeta, incluindo os solos, são desnecessariamente mal utilizados. O agravamento da saúde da terra pode levar ao aumento do uso de insumos químicos sintéticos que, se utilizados em excesso, podem causar poluição, perda de biodiversidade e de terras aráveis.

Estima-se que em 28% das terras agrícolas do mundo estão crescendo culturas que serão jogadas no lixo. No processo, 250 quilômetros cúbicos de água são desperdiçados e a pegada de carbono dos alimentos produzidos e não consumidos está estimada em 3,3 gigatoneladas de CO2 equivalente. Com 33% dos solos mundiais degradados, já é hora de parar de desperdiçar alimentos e começar a devolver algo ao solo.

Investir em processamento pós-colheita, revisar a legislação sobre prazos de validade e lançar campanhas de sensibilização para inspirar os consumidores a prestar mais atenção ao desperdício, são ações importantes. Reduzir o número de aterros sanitários e lixões por meio do investimento na transformação do desperdício de alimentos em fertilizante e biogás também é central para a melhoria do solo.

Uma das maneiras mais eficazes de utilizar o alimento desperdiçado é reciclá-lo por meio da compostagem. Ao transformar o desperdício de alimentos em adubo podem ser devolvidos preciosos nutrientes ao solo, além de reduzir a quantidade de resíduos produzidos em casa e coletivamente que iriam para aterros sanitários.

 

PROCESSO NATURAL

A compostagem é o processo natural de decomposição da matéria orgânica, tal como resíduos de animais e alimentos, por micro-organismos e sob condições controladas. O composto é importante porque melhora a saúde do solo e sua capacidade de resistência a choques, como a seca, incluindo a adaptação às mudanças climáticas.

É uma rica fonte de matéria orgânica, uma substância vital para retenção do ar, da umidade e dos nutrientes. A matéria orgânica do solo desempenha um papel importante na manutenção da fertilidade e, consequentemente, na produção agrícola sustentável. Pode ser ainda uma fonte de nutrientes como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) para as plantas, melhorando as propriedades físico-químicas e biológicas do solo.

Outras vantagens para a terra incluem: melhoria das propriedades físicas, ao facilitar a gestão agrícola para a semeadura, aumentando a capacidade de retenção de umidade e reduzindo o risco de erosão. O composto também regula a temperatura do solo, reduz a evaporação da água e regular a umidade. Melhora as propriedades químicas do solo ao fornecer macronutrientes (N, P, K) e micronutrientes e ao aumentar a capacidade de troca de cátions. Da mesma forma, melhora a atividade biológica da terra ao fornecer organismos (bactérias e fungos) que transformam materiais insolúveis em nutrientes do solo para as plantas e destroem substâncias nocivas. Também melhora as condições do solo e a adição de carbono para manter a biodiversidade, a micro e a macrofauna (minhocas).

Estas vantagens se manifestam em forma de redução do risco dos cultivos, maior rendimento e menor dependência de fertilizantes inorgânicos, água e pesticidas suplementares para os agricultores. Ao fortalecer e reabastecer o solo, por fim, o composto ajuda na resistência do solo em relação à erosão causada pelo vento e pela água, permitindo que a água penetre melhor nele, o que pode impedir que uma chuva se transforme em inundação. A compostagem é economicamente viável e ajuda agricultores a melhorar a produtividade dos solos e da própria renda.

 

TODOS TÊM UM PAPEL A DESEMPENHAR

A compostagem é um método simples – mas muitas vezes esquecido – para cuidar da saúde do solo. Os agricultores certamente desempenham um papel central na preservação dos solos, mas todos podem contribuir à sua maneira.

Você também pode fazer a diferença compostando seus resíduos orgânicos e utilizando-os como adubo orgânico na sua horta ou jardim, ou mesmo fazendo a compostagem nos jardins do bairro.

 

Confira a edição 711 completa da Revista A Lavoura. Acesse: https://goo.gl/bjnRYh

Assine e receba os exemplares da Revista A Lavoura em sua casa. Entre em contato com: assinealavoura@sna.agr.br

 

Fonte: Revista A Lavoura – edição nº 711/2015

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp