Comércio virtual, feiras e delivery de orgânicos têm forte crescimento

Sylvia Wachsner: "Intercâmbio comercial permite negociar preços mais justos entre as partes, abre novos canais de comunicação e diminui a dependência financeira de poucos clientes”. FOTO - Adilson Vasconcelos
Sylvia Wachsner: “Intercâmbio comercial permite negociar preços mais justos entre as partes, abre novos canais de comunicação e diminui a dependência financeira de poucos clientes”. Foto: Adilson Vasconcelos

 

Continua a crescer, de maneira considerável, a entrega em domicílio de produtos orgânicos, bem como as feiras e o comércio eletrônico no setor. A constatação é de Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da Sociedade Nacional de Agricultura.

“Nas principais capitais, são os produtores que, unidos em associações, entregam nos domicílios seus produtos com frequência semanal ou quinzenal. Isso abre as portas para um relacionamento direto produtor-consumidor”, destaca Sylvia.

Segundo a coordenadora, estes mesmos princípios comerciais podem ser observados nas feiras orgânicas, que também se multiplicam nas principais cidades.

“Em São Paulo, fiquei muito impressionada pela quantidade de pessoas que circulam sábado pela manhã, na feira da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), no Parque da Água Branca. É um burburinho de pessoas comprando e uma variedade de agricultores oferecendo seus produtos.”

Na cidade de Porto Alegre, existe um fenômeno similar, conta Sylvia, em uma feira realizada há mais de 15 anos. No Rio de Janeiro, as feiras livres continuam a expandir suas barracas em diversos bairros da cidade e em algumas cidades do interior.

“Isso é muito bom, porque os produtores rurais comercializam direto ao consumidor, que adquire produtos frescos a preços mais em conta”.

Dados do CI Orgânicos mostram que, apenas no circuito carioca, o faturamento de nove feiras ao ano atinge cerca de R$ 6 milhões.

Outro fenômeno, na opinião de Sylvia, é o comércio eletrônico que “começa a ficar adulto”. Atualmente, alguns sites especializados em alimentos orgânicos ampliam sua presença nas principais cidades brasileiras.

 

EVENTOS MOSTRAM SUA FORÇA

Aliados a este crescimento, os eventos do setor de produtos orgânicos continuam a impulsionar o mercado. No mês de junho, por exemplo, em São Paulo, ocorreu a feira BioBrazil Fair/Biofach America Latina, considerado a maior do gênero. Aberto ao público, o encontro permitiu um contato bem próximo dos produtores com varejistas, distribuidores, hotéis e restaurantes. Além disso, as empresas participantes puderam divulgar seus produtos entre os consumidores.

Recentemente, o CI Orgânicos participou, também em São Paulo, de uma feira inserida na programação do 5º Festival de Gastronomia Orgânica, realizado no Parque da Água Branca. Na ocasião, foram divulgadas as principais atividades do Centro de Inteligência e os visitantes puderam tirar suas dúvidas sobre alimentação saudável e conhecer projetos baseados em boas práticas agroecológicas e sustentabilidade.

Também foram distribuídos folhetos explicativos de certificação orgânica e exemplares do número especial da revista A Lavoura sobre produção orgânica.

 

Equipe SNA/RJ

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