Comercialização de café ganha ritmo e atinge 32% da safra no Brasil

A comercialização da safra de café do Brasil 2013/14 (julho/junho) melhorou o ritmo no mês de agosto e chegou a 32% até o dia 31/08. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado.

No entanto, as vendas seguem atrasadas em relação ao ano passado, quando, em igual período, 35% da safra 2012/13 estava comercializada. Também há atraso em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 39% da produção normalmente já está negociada no período.

Em relação ao mês de julho, houve avanço de 11 pontos percentuais na comercialização. Com isso, já foram comercializadas 17,18 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2013/14 de café brasileira de 52,9 milhões de sacas.

A comercialização de arábica gira em torno de 29%, contra os 33% em 2012 e os 38% na média dos últimos 5 anos para o mês. A venda de conillon totaliza 42% da produção, em linha com o ano passado, quando 43% era o índice do fim de agosto, e com a média de 5 anos (42%).

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização ganhou um pouco mais de agilidade, com as questões climáticas envolvendo o frio no Brasil e a valorização do dólar. “Ainda há um bom volume de café remanescente (da safra 2012), com o produtor, na medida do possível, direcionando em primeiro plano a venda desses cafés. Também há a preferência pela venda das bebidas mais fracas, de qualidade”, aponta o analista.

Já do lado da demanda, os compradores continuam na defensiva, mantendo a estratégia de se posicionar da “mão-para-boca”. Apesar desses entraves, diz Barabach, o fluxo comercial melhorou. Mas, ainda dentro de um ritmo compassado. O exportador só mostra um pouco mais de agressividade para cobrir algum “buraco de exportação”, afirma.

Fonte: Canal do Produtor

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