As primeiras áreas do algodão de segunda safra 2020/21 de Mato Grosso começaram a ser colhidas na última semana, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Segundo o instituto, quase todo o algodão de primeira safra foi colhido. Com isso, a colheita no estado atingiu 17,13% da área até sexta-feira (23/7), com avanço de 5,04% na comparação semanal.
No entanto, há atraso de 9,46% em relação ao mesmo período da safra passada e de 3,28% em relação a média dos últimos cinco anos, o que se deve ao plantio realizado mais tarde nesta temporada. A região nordeste do estado (81,69%) ainda é a mais adiantada, e o centro-sul registra o maior atraso (9,99%).
Com relação ao rendimento das áreas colhidas, houve redução na comparação com a semana anterior. A média do estado fechou em torno de 290 arrobas/ha de algodão em caroço.
“A expectativa é de que, conforme a colheita avance sobre as áreas mais tardias, o rendimento fique pressionado, principalmente nas lavouras que foram plantadas depois da segunda quinzena de fevereiro”, indicou o Imea.
Fonte: Broadcast Agro
Equipe SNA