Com novos satélites, Geosys amplia área monitorada no Brasil

A Geosys, divisão da canadense EarthDaily, que faz uso de imagens de satélite para agricultura, teve crescimento de 26% na área monitorada no Brasil, que passou de 2.7 milhões de hectares em 2020 para 3.4 milhões em 2021. Com foco em prestação de serviços e avanço do time de vendas, a empresa quer chegar a 9 milhões de hectares em 2022.

Para os anos seguintes, a aposta é em um crescimento ainda mais forte porque a empresa lançará a constelação de dez satélites anunciada no ano passado, depois de investir US$ 100 milhões.

“Já temos vendas antecipadas de prestação de serviços porque os clientes não querem perder o melhor preço”, disse ao Valor o diretor de Negócios para América Latina da Geosys, Gustavo Libardi. A safrinha de milho de 2023 já deverá ser monitorada pela nova constelação.

Com mais de 30 anos de experiência e clientes em 40 países, a empresa promete coletar imagens de qualidade científica todos os dias em uma combinação única de 23 espectros, muitos dos quais terão uma resolução de cinco metros.

“A cobertura por satélite tem se tornado fundamental para direcionar decisões comerciais e prever potenciais mudanças climáticas pelo globo. Temos expertise em modelos de crédito que são replicados em outros países e ainda muito potencial porque apenas cerca de 15% áreas cultiváveis têm seguro agrícola no Brasil”, afirmou Libardi.

Clientes

A Geosys, que foi comprada pela EarthDaily em 2019, atua no país desde 2012. Desde aquela época, as seguradoras são as principais clientes, com 60% do total, mas estão crescendo junto com fintechs, fabricantes de alimentos e bebidas, tradings, bancos e financiadoras.

“É importante para todos ter uma previsão de quanto receberão de produção em cada região e podemos entregar isso mais que qualquer empresa que oferece monitoramento”, ressaltou o diretor da empresa.

Gestão operacional

Outro ponto é o melhor entendimento das condições climáticas, de maneira rápida e simples, que possibilita boa gestão operacional durante a análise de pré-concessão de crédito rural ou na etapa de acompanhamento pós-plantio de uma apólice de seguro agrícola, por exemplo.

Segundo Libardi, dados precisos de ocorrência de chuvas e umidade do solo, por exemplo, garantem maior confiança no processo decisório das empresas, além de um atendimento mais justo aos agricultores.

O diretor disse que o Brasil chegou a ser responsável por 40% do faturamento da Geosys, que agora foi pulverizado com tantos braços de atuação da EarthDaily. Ainda assim, 50% da força comercial da empresa está na América Latina, com o agronegócio sendo a principal área de atuação.

Expertise

O diferencial da empresa para startups e outras companhias de monitoramento é ter expertise de ponta a ponta. “Fomos criadas por engenheiros agrônomos franceses há mais de 30 anos. São pessoas que sabem ler as imagens e ainda acompanhar gleba a gleba da produção ser for necessário”, explicou Libardi.

“Além disso, temos um custo mundial pulverizado porque os nossos satélites podem ser usados para qualquer aplicação. O custo é o mesmo para monitorar uma grande área ou apenas um talhão.”

 

 

Fonte: Valor

Equipe SNA

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