Mato Grosso do Sul vai ganhar duas indústrias de esmagamento e refino de óleo de soja, em Dourados. A informação foi divulgada pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, durante a inauguração de uma unidade da Coamo Agroindustrial Cooperativa em Itaporã, na tarde de terça-feira (30/1).
“O governo agradece a confiança que a cooperativa está depositando em Mato Grosso do Sul. Recordo que em 2015, com o governador Reinaldo Azambuja, fomos a Campo Mourão, no Paraná, conversar com a diretoria da Coamo e buscar convencê-los a trazer as indústrias para cá. Muita coisa mudou desde então”, ressaltou Verruck.
“Ano passado tivemos safra recorde de soja e milho, esse ano já está prevista nova safra recorde de soja, com o incremento de 50.000 hectares na área plantada. E a Coamo cresce junto com Mato Grosso do Sul; o governo deseja que continuem nessa trajetória”, afirmou o secretário da Semagro.
Inauguração
A Coamo inaugurou em Itaporã, às margens da MS-156, um entreposto de seis armazéns com capacidade de 66.000 toneladas, uma loja de peças de máquinas agrícolas e uma agência bancária. Foram investidos R$ 43 milhões no complexo. Parte dos recursos foi financiado pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO ). É a 13ª unidade da Coamo em Mato Grosso do Sul.
Expectativa
O prefeito de Itaporã, Marcos Antonio Pacco, destacou o investimento do governo de Mato Grosso do Sul para a instalação da empresa no município. Recentemente, 41 quilômetros da MS-156 foram recapeados. Também foram realizadas obras em um trecho da MS-470, passando por Douradina até chegar à BR-163.
Para o prefeito, a chegada da Coamo satisfaz uma ansiedade da classe produtora rural. “É uma opção a mais para o produtor. Dá uma tranquilidade sabendo que vai plantar, vai colher e tem para quem vender, tem armazéns para guardar a produção”, frisou.
Fonte: Capital News