CNC celebra quatro décadas de desafios e conquistas em evento virtual

O Conselho Nacional do Café (CNC) é o principal fórum privado de discussão da política cafeeira no país, congregando as maiores cooperativas e associações de cafeicultores de diversas origens produtoras. Há 40 anos o CNC faz história e vem conquistando cada vez mais espaço e prestígio.

Nesse período, inovou sua governança institucional com o estabelecimento de quatro Comitês Técnicos (Sustentabilidade, Pesquisa & Tecnologias, Estatísticas e Comunicação) a fim de estimular a intercooperação entre os membros do Conselho, favorecendo a organização setorial da cafeicultura e o avanço de pautas prioritárias e mútuas.

Como guardião do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), o CNC tem trabalhado para a disponibilização de sucessivos orçamentos recordes ao setor e acompanhado de perto todos os trâmites necessários à liberação dos recursos, garantindo que eles cheguem efetivamente aos cafeicultores.

Acordos

Nos últimos anos, o CNC ampliou seus acordos de cooperação e, por meio das parcerias estabelecidas, disponibiliza informações estratégicas de qualidade ao setor e busca a implantação de um programa de pagamentos por serviços ambientais aos cafeicultores.

O CNC também participa dos esforços para a modernização da Organização Internacional do Comércio (OIC), contribuindo para a revisão do Acordo Internacional do Café e para os trabalhos da Força Tarefa Público-Privada do café.

O Conselho não para e sempre atuará em defesa da cafeicultura brasileira, principalmente dos cafeicultores e de suas cooperativas de produção. Por isso, temos muito a celebrar.

Online

Em ano pandêmico, a entidade teve de se reinventar e irá realizar, no dia 8 de julho, um evento virtual em comemoração aos seus 40 anos de história. Na ocasião, serão abordados temas diversos com a participação de especialistas renomados para abordar assuntos da atualidade.

A abertura da cerimônia contará com a presença online da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e dos presidentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), Márcio Lopes; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; e do Sebrae Nacional, Carlos Melles.

Temas

Um dos temas abordados será a principal vulnerabilidade da cafeicultura mundial e brasileira pós-pandemia, assunto que será comentado pelo diretor vice-presidente da StoneX Financial Inc., Albert Scalla.

O professor e meteorologista Luiz Carlos Molion falará sobre as mudanças climáticas e seus reflexos na produção de café. Já o diretor do Departamento de Crédito e Informação da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo irá abordar a questão do endividamento rural.

O tema “Relevância Social e Econômica da Cafeicultura para o Brasil” será analisado pelo superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB/ES), Carlos André Santos de Oliveira, e o presidente do CNC, Silas Brasileiro, apresentará a nova governança da entidade.

E, como sustentabilidade é um assunto prioritário na pauta do CNC, não poderia faltar uma palestra inovadora sobre o tema. Vanessa Vilela, fundadora da marca Kapeh, irá mostrar o café por meio das especiarias extraídas do fruto. Ao final das exposições, o Conselho Diretor da entidade promoverá uma mesa-redonda para debater os temas.

Cooperativas

O evento dos 40 anos do CNC conta o apoio das cooperativas associadas. “São quatro décadas que o CNC vem desempenhando importante papel na difusão das ações em prol dos cafeicultores e de suas cooperativas”, afirma Brasileiro.

“Este encontro será de muito aprendizado e de homenagens emocionantes a todos que fizeram e fazem parte desta história”.

O evento será gratuito, com transmissão ao vivo no canal do Youtube e no site comemorativo dos 40 anos do CNC. Acesse https://cncafe.com.br/40anos/.

 

 

Fonte: CNC

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp