CNA lança Hub Digital voltado para a inovação no agronegócio

CNA Hub Digital
João Martins, presidente da CNA, discursa na cerimônia de lançamento do Hub Digital. Foto: Wenderson Araujo/Trilux

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de seu instituto, inaugurou no dia 25 de outubro o Hub CNA Digital e lançou um edital com cinco desafios para que empresas de tecnologia encontrem soluções que auxiliem os produtores rurais de todo o País.

Ao discursar na inauguração do Hub, o presidente da CNA, João Martins, afirmou que o espaço “simboliza uma rede muito mais ampla e inteiramente dedicada à inovação no agro”.

O executivo disse que “neste ambiente, serão debatidos física e remotamente com outros Hubs, universidades, institutos de pesquisa, públicos e privados, pensadores e organizações nacionais e internacionais, os principais desafios tecnológicos dos produtores rurais”.

“Queremos identificar startups e empresas de tecnologia dispostas a apresentar as suas soluções. Outra importante missão do Hub CNA Digital será a de estimular a adoções de tecnologias pelos pequenos e médios produtores”, destacou Martins.

O presidente da CNA enfatizou que “as soluções tecnológicas pensadas e desenvolvidas serão disponibilizadas de forma acessível e adaptadas às diversas realidades brasileiras, utilizando a rede de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar)”.

Importância

O ministro da Agricultura, Marcos Montes, destacou na ocasião a importância da iniciativa do Sistema em lançar um edital com desafios para atender as necessidades do setor. “Parabéns à CNA, que vai deixar história no País, pelo bem que tem feito principalmente para o pequeno produtor”.

Na visão do presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, a iniciativa da CNA de “convocar a inteligência brasileira, organizar essa inteligência e dar a ela os incentivos necessários” dará um novo sentido a agropecuária no País. “Esse chamamento da inteligência vai consagrar essa nova fase de imaterialidade e da inovação da agricultura brasileira que poderá ser muito reconhecida no futuro”.

Celso Moretti, presidente da Embrapa, afirmou que o hub digital mostra, mais uma vez, a capacidade de inovação no agro brasileiro. “Esse é um modelo que começa pelo produtor, passa pela validação das soluções e volta para o produtor. É um modelo que vai dar certo e seguir gerando resultados para a agricultura brasileira”.

Carlos Melles, presidente do Sebrae, disse que o agro brasileiro é moderno e que a inauguração do Hub mostra que apenas por meio do conhecimento e da ciência se chega à inovação. “Esse é o caminho e essa iniciativa é maravilhosa, e o Sebrae está junto”.

Desafio CNA

A iniciativa inédita do Sistema CNA/Senar terá duração de 12 meses e tem por objetivo promover a digitalização do campo, ao resolver problemas pontuais dos produtores rurais com base em cinco desafios: 1 – Conectividade, 2- Seguro Paramétrico, 3 – Rastreabilidade Animal, 4- Crédito de Carbono e 5- Comércio Eletrônico.

A CNA vai financiar o desenvolvimento das soluções com o investimento de R$ 750 mil, sendo um ticket médio de até R$ 150 mil para as cinco empresas que serão selecionadas na primeira rodada.

Além da estrutura física do Hub, as empresas selecionadas terão acesso a uma série de ações como o programa de educação para desenvolvimento das equipes (Passos para o Agro), possibilidade de visitas a feiras e eventos do setor, contato com especialistas do agro e acesso ao mercado.

Participações

Cada desafio contará com um mentor para fornecer às empresas esclarecimentos e informações sobre o setor. O desafio da Rastreabilidade Animal terá o pecuarista e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) Antônio Pitangui de Salvo.

No desafio da Conectividade Rural, o mentor será o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, David Schmidt. Já o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, estará à frente do desafio Seguro Paramétrico.

O desafio Comércio Eletrônico contará com a contribuição do produtor rural Osvaldo Martins de Barros Filho, e no desafio Crédito de Carbono, o mentor será o coordenador de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro), Daniel Barcelos Vargas.

Também participaram do evento de lançamento do Hub CNA Digital presidentes de federações de agricultura e pecuária de vários estados; o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antonio Alvarenga; o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara; o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar/Instituto, Matheus Ferreira; parlamentares, representantes de empresas, universidades e entidades de pesquisa, entre outros.

Para mais informações sobre o cronograma de seleção, as regras para participação e como cadastrar as propostas para os desafios, acesse o edital: www.cnabrasil.org.br/hub .

 

 

Fonte: CNA
Equipe SNA

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp