CNA discute ações para produtores de aves e suínos

A Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA se reuniu para discutir ações a fim de aprimorar as relações entre produtores e indústrias integradoras nas Cadecs (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração) em relação aos instrumentos de negociação e remuneração na avicultura e suinocultura.

As Cadecs foram criadas pela Lei da Integração (13.288/2016) com o intuito de mediar a relação entre produtores e indústrias dentro do regime de integração vertical, no qual eles firmam parcerias para a produção e a comercialização de produtos, sendo bastante utilizado nas cadeias de aves e suínos.

“Queremos melhorar cada vez mais a relação para se ter um entendimento melhor dos novos rumos da integração de aves e suínos. Sabemos que apenas com todos os elos da cadeia trabalhando é que vamos conquistar negociações sólidas com as indústrias”, disse Adroaldo Hoffmann, presidente da comissão.

Levantamento

No encontro, foi apresentado um levantamento feito entre novembro e dezembro do ano passado com Cadecs de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. Das Cadecs participantes, 37,2% são de suinocultores e 62,8% de avicultores.

Com base nos resultados da pesquisa, serão promovidas ações para profissionalizar, capacitar e garantir segurança jurídica às lideranças de produtores; ampliar a divulgação do manual de boas práticas das Cadecs e trabalhar para a regulamentação da Lei da Integração.

Iniciativas

A reunião também tratou dos trabalhos da comissão e das principais ações para 2023, como a realização do Encontro Anual das Cadecs, e debateu a importância da adoção de medidas de biosseguridade nas propriedades para evitar a Influenza Aviária.

Curso

Outro ponto discutido foi o curso a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que faz parte do programa Cadec Brasil . O assessor técnico do Senar, Vilton Francisco de Assis Jr., explicou a estrutura do curso, que começou de modo presencial em 2019 com a capacitação de instrutores e produtores rurais como projeto piloto.

De 2019 a 2022 foram realizadas 21 turmas com mais de 200 participantes de Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Em janeiro de 2023 o Senar lançou o treinamento a distância. O curso é gratuito e traz informações sobre a Lei da Integração, modelo de negócio do produtor integrado, técnicas de organização e condução de reuniões, negociação e o gerenciamento de custos de produção para obtenção de melhores resultados nas negociações com a agroindústria.

As aulas são 100% online com duração de 45 dias e certificado de conclusão. Duas turmas estão em andamento. No dia 20 de fevereiro o Senar abrirá vagas para novas turmas. Acesse aqui mais informações.

Fonte: CNA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp