Citros: safra 2020/21 pode ser de apenas 287.76 milhões de caixas

A safra 2020/21 de laranja do cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo Mineiro deve ser de apenas 287.76 milhões de caixas de 40,8 kg, segundo estimativa divulgada nesta segunda-feira pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura). Em relação à temporada passada, a queda é de 26%. Já frente à média das últimas 12 safras, o recuo é de 12,50%.

Para esta temporada, desde o início da abertura das floradas, já era consenso entre produtores de que a safra seria bastante inferior à passada – tanto pela alta carga produzida em 2019/20 quanto pelos efeitos do clima no “pegamento” das flores, entre setembro e outubro. Contudo, outras floradas se abriram no segundo semestre de 2019, e até mesmo no início de 2020, o que dificultava quaisquer previsões assertivas quanto à produção.

Segundo o gerente geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, o clima desfavorável poderá impactar o tamanho da safra, que deverá começar a ser colhida em junho e destinada à indústria de suco de laranja do Brasil, o maior exportador global da commodity.

Ayres disse que, devido ao tempo quente em alguns meses do segundo semestre do ano passado, muitos frutos da primeira florada se perderam. “Com temperaturas elevadas, a primeira florada foi comprometida fortemente”, disse ele.

 

Fontes: Cepea/Hortifruti/Reuters

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp