Chineses querem conhecer programas da Conab de apoio à agropecuária

Uma delegação de empresários chineses participa hoje de encontro de trabalho com a equipe técnica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Rio de Janeiro, para conhecer os programas desenvolvidos pelo governo federal e operacionalizados pela Conab no apoio ao setor agropecuário. A reunião é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, que tem como meta a promoção do intercâmbio e a cooperação bilateral nos campos econômico, acadêmico e cultural.

Um dos temas de interesse do empresariado asiático é a armazenagem. A Conab conta com cerca de 170 unidades armazenadoras próprias, distribuídas em todas as regiões do país, e com capacidade estática total de 2.3 milhões de toneladas.

A companhia é responsável pelo gerenciamento do Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm), que auxilia os agricultores na tomada de decisões logísticas. O sistema também é utilizado pelo governo como base para definir políticas públicas de apoio ao setor, além de servir como fonte para pesquisas no Brasil e no exterior. De acordo com o Sicarm, o Brasil conta com cerca de 17 mil armazéns, entre públicos e privados, com capacidade para estocar 163.4 milhões de toneladas.

Além de traçar um panorama da armazenagem no país, a Conab irá apresentar aos empresários chineses outras ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Política de Garantia de Preços Mínimos para a Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) e o Programa de Vendas em Balcão (ProVB).

 

Fonte: Conab – Companhia Nacional de Abastecimento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp