A China voltou a registrar um novo surto de Peste Suína Africana (PSA), nesta terça-feira (9/6). Segundo relatório da Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE), o surto ocorreu em uma granja de suínos na cidade de Lijiang, na província de Yunnan.
Conforme o documento, a granja tinha pelo menos 102 suínos e 81 morreram em função do vírus da PSA. Outros 21 animais foram abatidos. Ainda segundo o relatório da OIE, a causa da infecção foi a introdução de novos animais na granja por meio de movimentação ilegal.
Mianmar também registra novo caso
Outro país afetado pela peste suína, Mianmar registrou um novo surto também nesta terça-feira. O caso ocorreu em Taung Gyi, no estado de Xã, em uma criação de 90 animais. Desses, 13 animais foram infectados e nove morreram. Porém, o relatório da OIE não informa se os outros animais foram mortos como medida sanitária.
Dentre as possíveis causas, não conclusivas, estão introdução de novos animais, movimentação ilegal, contato com animais selvagens ou entrada veículos, humanos e alimentos contaminados.
Suinocultura Industrial