A JBS confirmou que a China suspendeu as compras de carne de frango de suas plantas em Amparo (SP) e Rolândia (PR), e disse por meio de e-mail à CarneTec que está “avaliando a medida”.
A planta da BRF em Dourados (MS) também teve as vendas para a China suspensas e a empresa informou por meio de nota à CarneTec que “ainda não foi notificada oficialmente sobre as causas que motivaram a suspensão da unidade”.
O jornal Valor Econômico noticiou na quarta-feira (28) que a China suspendeu as compras de carne de frango de cinco plantas no Brasil a partir de hoje, devido a irregularidades sanitárias, conforme informações repassadas pelo secretário de Relações Internacionais de Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Ribeiro.
Além das plantas da JBS e da BRF, uma unidade da Cooperativa Copacol, em Cafelândia (PR), e uma da Cooperativa Agroindustrial LAR, em Matelândia (PR), tiveram as vendas para a China suspensas, segundo o jornal, que afirmou que não há prazo para retomada das compras pelo país asiático.
O Mapa voltou recentemente de uma missão de 25 dias por países asiáticos que buscou ampliar as vendas de carnes e outros produtos brasileiros para a região.
Fonte: CarneTec Brasil