Chapecó se transforma na capital do leite durante a Mercoláctea 2014

Eron Baldissera
Eron Baldissera, presidente da Mercoláctea: feira terá como foco a automação rural

 

De 22 a 25 de maio, a cadeia produtiva do leite tem encontro marcado na Mercoláctea 2014 Rural, no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi), em Chapecó, SC, município que se localiza no centro da maior bacia leiteira brasileira, formada pelo oeste catarinense, sudoeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná.

Santa Catarina é o quinto produtor nacional, com o total de 2,7 bilhões de litros/ano e o oeste do Estado responde por 73,8% da produção.

“Praticamente, todos os estabelecimentos agropecuários produzem leite, o que gera renda mensal às famílias rurais e contribui para o controle do êxodo rural. Para se ter uma ideia, os 80.000 produtores de leite (dos quais, 60.000 são produtores comerciais) geram 7,4 milhões de litros/dia”, afirma o empresário rural Eron Baldisserra, presidente da feira que espera a visitação de 12 mil pessoas e prevê negócios da ordem de R$ 85 milhões de reais.

“A Mercoláctea tem como mote principal o setor leiteiro, com a participação de animais com genética avançada, alta produção e as mais recentes tecnologias nos processos para aumentar a rentabilidade do setor”, afirma ele, que prevê a participação de 2 mil animais em exposição, julgamento e venda na Expomerco, exposição e feira anual de gado, fará parte, a partir deste ano, da programação do evento.

O evento, em sua quinta edição, terá como foco a automação rural e a programação geral contempla sete atividades, com destaque para a feira de comercialização de animais, máquinas e equipamentos, genética e nutrição animal, além de equipamentos para leitarias e sanidade animal. Está prevista a etapa catarinense do julgamento das raças Holandesa e Jersey, organizada pela Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos (ACCB), e o campeonato catarinense de cavalo Quarto de Milha.

Segundo Baldisserra, o ministro da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Mapa) Neri Geller, que é natural do oeste catarinense, aceitou o convite do deputado Celso Maldaner para visitar o evento. “Com certeza estarei presente nessa importante feira do setor lácteo catarinense e prestigiando o convite do deputado Celso Maldaner, que faz um excelente trabalho nessa área por Santa Catarina e pelo País, sendo único representante catarinense na Subcomissão Permanente do Leite da Câmara Federal”, confirmou o ministro, de acordo com o presidente da feira.

A Mercoláctea 2014 Rural é promovida pelo do Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó, Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

Por Equipe SNA/SP


Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp