Na abertura do 14º Congresso de Agribusiness da SNA, no dia 7 de novembro, Cezar Vasquez, diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio de Janeiro, destacou que “a produção de grãos no país deve crescer 20% dentro de uma área plantada que não deve aumentar nem metade disso”. E, na opinião do palestrante, o setor agrícola também deve se adaptar a um novo perfil do brasileiro. “O consumidor está mais bem informado, o que afeta as escolhas dos alimentos em particular. E isto se deve ao aumento do poder de compra do brasileiro.”
Segundo Vasquez, em um momento em que o Brasil é apontado como futuro maior produtor de alimentos do mundo, para que o agronegócio cresça no país é necessário implantar uma gestão integrada, com produto nacional integrado, capacitação profissional e desenvolvimento. Ele ainda ressaltou que o tema do congresso, “Alimentos”, estava intimamente ligado ao trabalho do Sebrae no campo, especialmente com atuação nas áreas de agroenergia, apicultura, aquicultura e pesca, café, carne, derivados de cana, floricultura, fruticultura, horticultura, leite e derivados, mandiocultura e ovinocaprinocultura.
Na ocasião, Vasquez representou o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto. Para encerrar suas palavras, ele informou que, após dez anos, a Feira do Empreendedor será realizada no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, pessoas envolvidas com o agronegócio terão acesso a informações sobre o setor no país.
Por equipe SNA/RJ