Cerrado brasileiro ainda tem 49,40% de vegetação natural

O Cerrado brasileiro tem 49,40% da vegetação natural primária, segundo um mapeamento feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com base em dados de 2018.

A pesquisa mostra que 28,90% do bioma são constituídos por pastagens e 4,70% por vegetação natural florestal secundária. A análise dos dados foi concluída em 2020 no estudo TerraClass Cerrado 2018, disponível em plataforma digital para consulta, o GeoPortal TerraClass.

Os números indicam que 76% da área destinada à agricultura no Cerrado se manteve como consolidada e estável, entre 2013 e 2018.

Com relação à agricultura temporária de dois ciclos (com safra e segunda safra), os dados mostram que, em 2018, 77% destas atividades ocorreram sobre áreas já consolidadas de agricultura, 14% sobre pastagens e 5% sobre áreas naturais de 2013.

O mapeamento ainda apontou a estabilidade da área das pastagens no período analisado (2013-2018). A constatação, associada à expansão da área de agricultura temporária sobre as pastagens, “indica que houve um deslocamento de parte das pastagens para outras classes de uso e cobertura de 2013”, informou a nota divulgada pela Embrapa.

“Os pesquisadores verificaram que uma parte importante do crescimento da produção agrícola nacional provém de ganhos advindos do aumento da produtividade”, com adoção de tecnologias, “e outra parte se deu por meio da otimização e do reuso de uma mesma área, para a produção de mais de uma safra”.

 

 

Fonte: Valor

Equipe SNA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp