Em torno de 60 caminhões estão atolados entre as MT-437 e 430, na região de São José do Xingu. Há seis dias chove no município. Somente na MT-437 são 25 quilômetros de lama entre o Distrito de Santo Antônio do Fontoura ao entroncamento do Natanael. De acordo com o secretário de Obras do município, Lúdio Barros, desde o dia 22 de março estima-se que tenha chovido entre 80 e 120 milímetros na região.
As fortes chuvas que caem no norte do Araguaia provocam atoleiros na MT-430 no km 14, onde em torno de 20 carretas estão com dificuldades de tráfego, e na MT-437 em um trecho de 25 quilômetros, ao qual cerca de 40 carretas estão paradas.
“A situação é crítica e não para de chover”, disse o secretário de Obras de São José do Xingu, Lúdio Barros. Segundo ele, os caminhoneiros estão recebendo auxílio de produtores rurais com tratores para retirar os caminhões dos atoleiros. “No momento não conseguimos fazer nada, pois falta patrola. Temos duas e ambas estão com problemas, uma inclusive aguarda a chegada de uma peça”.
Segundo o secretário de Obras, a Defesa Civil esteve no município em fevereiro. “Na MT-437 há um bar perto da localidade onde está o atoleiro e estamos orientando aos caminhoneiros que esperem parar de chover”.
Fonte: Agro Olhar