Centro-sul responde por 99,7% da receita cambial da carne de frango exportada pelo Brasil no primeiro semestre

Das 21 Unidades Federativas (UFs) brasileiras que exportaram carne de frango no primeiro semestre de 2022, entre as dez primeiras – todas do centro-sul brasileiro – apenas duas UFs tiveram reduzidas suas exportações no período: Goiás e Mato Grosso.

Pelo perfil das empresas locais (unidades em várias UFs), o resultado foi obtido a partir da mudança de estratégia dos exportadores. De toda forma, tais reduções fizeram com que o Centro-Oeste fechasse o semestre com um volume embarcado quase 7% menor que o de um ano atrás.

Ainda em termos regionais, embora os maiores índices de incremento tenham sido registrados no Sudeste (+23,70%) e no Nordeste (+19,23%), a maior expansão nominal ocorreu na região Sul, cujo aumento de 8,39% correspondeu a um adicional de pouco mais de 144,6 mil toneladas, 86% do adicional total obtido pelo Brasil no período (168 mil toneladas).

Pelos resultados registrados constata-se que, no semestre, as Unidades Federativas do centro-sul do Brasil foram responsáveis por 99,6% do volume total exportado no período e, com isso, geraram o equivalente a 99,7% da receita cambial de, aproximadamente, US$2.346 bilhões.

Fonte: AviSite
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp