Carne recupera espaço nas exportações no mês

Após um fevereiro curto e com feriados, as carnes devem voltar a volumes normais de exportações neste mês. A suína, a que registrou a maior queda no mês passado, já obteve, na primeira semana de março, crescimento de 8% nas vendas médias diárias.

Se mantida a tendência nas próximas semanas, o setor termina o mês com vendas externas de 29 mil toneladas apenas de carne “in natura”.

Em fevereiro, a exportação de carne suína “in natura” foi de 22 mil toneladas.

As vendas externas de carne bovina mantêm, neste mês, o mesmo ritmo do registrado no anterior, segundo dados diários da Secretaria de Comércio Exterior.

Mas só o fato de março ser mais longo deverá levar as exportações de carne “in natura” para 92 mil toneladas, acima das 76 mil de fevereiro.

A previsão não inclui as demais carnes -industrializadas e miúdos-, que, no mês passado, somaram 22 mil toneladas, segundo a Abiec (associação do setor).

Ao contrário das demais carnes, a de frango inicia o mês com ritmo menor. A exportação média diária de carne “in natura” soma 12 mil toneladas, 19% menos do que no mês anterior.

Mais afetadas do que os outros setores pela greve dos caminhoneiros no mês passado, as exportações de carne de frango voltam a crescer neste mês, acredita o setor.

No mês passado, foram vendidas 302 mil toneladas dessa proteína, aponta a ABPA (associação do setor).

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp