Carne de frango: o menor VBP dos últimos cinco anos

Em sua mais recente projeção, o MAPA estimou que o valor bruto da produção (VBP) da carne de frango em 2017 será pouco superior a R$ 48 bilhões. Este resultado, a valores deflacionados pelo IGP-DI de abril passado, sugere não só uma queda de 11,5% em relação a 2016, mas também o menor VBP dos últimos cinco anos.

Notar que em suas projeções para o corrente exercício o MAPA utiliza os dados de produção (abate inspecionado do IBGE) dos últimos quatro trimestres, ou seja, os mesmos de 2016. Mas como, pelas informações do próprio setor avícola, até agora prevalece tendência de queda da produção em relação ao ano passado, o VBP do setor pode ficar abaixo do que é apontado nesta última projeção.

Para melhor aquilatar a representatividade do VBP, o AviSite contrapôs os números anuais do IBGE (relativos ao abate inspecionado) às projeções do MAPA. A primeira constatação é a de que (partindo-se de um índice 100 em 2008) o volume sempre tem crescido mais que a receita. Outra é a de que em dois terços dos nove anos passados o preço real unitário do frango se manteve em relativa estabilidade, com variações de menos de 5% em relação à média.

Mas, pelas projeções mais recentes, em 2017 o preço unitário da carne de frango tende a ser o menor da década. O que, diga-se de passagem, não chega a surpreender, pois, historicamente, o produto vem tendo preços reais decrescentes. É o ângulo social da avicultura.

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp