O secretário de Desenvolvimento e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Tibério Dornelles da Rocha, apresentou números importantes da evolução da agricultura no Brasil e projeções para as próximas décadas. “Em 2050, a população será de 9 bilhões de pessoas e nós teremos a responsabilidade de contribuir com quase 40% da produção de alimentos no mundo”, disse ele, durante o painel “Promoção do empreendedorismo – Riscos e Incertezas – A pequena produção”, do 14º Congresso de Agribusiness da SNA, que aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro.
Rocha acredita que o Brasil tem o potencial necessário para cumprir seu papel na segurança alimentar mundial. “Nenhum país está tão bem posicionado para produzir 100 milhões de toneladas em 20 anos como o nosso.” Ele ainda ressaltou que, em dez anos, as exportações brasileiras cresceram 643% e o Plano Safra registrou um aumento de 403% no mesmo período. “Nosso problema no passado foi buscar a demanda e hoje é produzir. O problema atual passou a ser a oferta”, reforçou.
Ainda assim, segundo Rocha, as dificuldades se impõem: mudanças climáticas, redução de emissões, e adoção de tecnologia de produção e de gestão apropriadas a todos os segmentos de agricultores são alguns dos desafios citados pelo representante do governo.
Por equipe SNA/RJ