Cai preço da soja para exportação no Brasil

As cotações da soja tiveram nesta quinta-feira (9/8) um dia de comportamentos mistos no mercado físico brasileiro, que apesar da alta do dólar (1%), sofreu pressão da baixa da Bolsa de Chicago (0,67%). Segundo os índices do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o preço de exportação caiu 0,15% nos portos e subiu 0,13% no mercado interno.

Segundo o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, os prêmios para setembro subiram 0,28% em Rio Grande, 2,27% em Paranaguá e 2,68% em Santos. “Mas nada disto foi suficiente para contrabalançar a queda nas cotações da soja em Chicago e os problemas do tabelamento dos fretes”, disse.

Como consequência, o Indicador Cepea para os portos recuou para R$ 88,62/saca, enquanto as cotações no interior se mantiveram no positivo por sofrerem influência de outros fatores.

Os produtores aproveitaram a alta no interior e efetuaram vendas. “O mercado disponível está rodando bem, já o futuro para 2019 está mais parado, com os produtores ainda aguardando por preços melhores”, afirmou Pacheco.

Fundamentos

O relatório mensal de acompanhamento das safras, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), registrou aumento de 0,08% a produção, que passou de 118.885 milhões de toneladas, para 118.985 milhões de toneladas.

O boletim mostrou ainda o aumento de 6,7% nos estoques finais, que passaram de 1.488,5 milhões de toneladas para 1.588.3 milhões de toneladas. Os demais itens permaneceram inalterados (com exceção do total da disponibilidade que acompanhou o aumento da produção).

 

Fonte: Agrolink

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp