Café: Safras & Mercado estima comercialização 2016/17 do Brasil em 74%

A comercialização da safra de café do Brasil 2016/17 (julho/junho) chegou a 74% até o dia 12 de dezembro. O dado faz parte de levantamento de Safras & Mercado. O avanço em relação ao mês imediatamente anterior foi de 6%. As vendas estão adiantadas em relação ao ano passado, quando 68% da safra 2015/16 estava comercializada até então. Há avanço em relação à média dos últimos cinco anos, apontando que 63% da produção normalmente já está negociada no período.

Com isso, já foram comercializadas 40.78 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de Safras & Mercado, de uma safra 2016/17 de café brasileiro de 54.9 milhões de sacas. Segundo o analista de Safras & Mercado, Gil Barabach, a comercialização de café no Brasil perdeu ritmo se comparado a outubro, onde houve um forte fluxo de negócios por conta da disparada nas cotações.

“A queda nos preços ao final de novembro e a resistência por parte dos produtores em negociar no mês de dezembro, por conta de questões fiscais, justifica essa performance”. Para o analista, o mercado físico de café deve seguir curto de negócios nesse final de ano, o que só deve mudar se o preço voltar a subir de forma significativa. A seguir, tabela com levantamento da comercialização da safra 2016/17, tomando-se por base a estimativa de Safras para a produção, até 12 de dezembro.

 

Brasil: Evolução da comercialização de café base produtor – Safra 2016/17

tab

Projeções Safras & Mercado – Fonte: Corretores e Cooperativas (Obs.: Números parciais sujeitos à retificação; incluem café já entregue e também por entregar)

Fonte: Agência Safras

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp