O Rabobank, um dos maiores bancos especializados em commodities do mundo, estimou que a safra 2017/18 de café do Brasil deve totalizar 49.2 milhões de sacas de 60 kg (12.5 milhões de sacas de café robusta e 36.7 milhões de sacas de arábica). As informações são da agência de notícias financeiras Dow Jones Newswires.
Diante desses dados, o banco holandês acredita que o Brasil terá na safra de café arábica o menor ciclo produtivo em dois anos. As lavouras do país estão em bienalidade negativa. Já o café conilon também terá produção menor este ano, ainda por conta das intempéries climáticas no Espírito Santo, maior estado produtor da variedade, disse o Rabobank.
Em sua última estimativa, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indicou que a safra do país deve ficar entre 43.65 e 47.51 milhões de sacas, somadas às espécies arábica e conilon. De acordo com o estudo, a previsão representa uma redução entre 7,5% e 15%, quando comparada com a produção de 51.37 milhões de sacas do ciclo anterior.
Fonte: Notícias Agrícolas