Bunge e Orbia alcançam marca de 75 mil toneladas de soja negociadas digitalmente

A americana Bunge, uma das maiores empresas de agronegócios do mundo, e o marketplace Orbia (joint-venture da alemã Bayer e da Bravium) informaram que alcançaram a marca de 75.000 toneladas de soja negociadas de forma 100% digital após três meses de parceria.

Nos dois primeiros meses, as negociações ficaram próximas a 20.000 toneladas e no mês passado deram uma guinada, após uma campanha de estímulo à realização de operações de barter (troca de insumos pela produção).

Na ocasião, foram oferecidas condições especiais para compra de fertilizantes por revendas que operam no marketplace Orbia e descontos especiais aos produtores tanto para aquisição de fertilizantes NPK (nitrogenados, fosfatados e potássicos) como de sementes, defensivos e adubos foliares.

Em 2020, o marketplace Orbia movimentou R$ 200 milhões em insumos agrícolas. A Orbia tem 170.000 usuários cadastrados, que respondem por 70% da área plantada no País, e mais de 170 canais de distribuição credenciados.

Dentro do marketplace, é possível comprar e vender insumos, comercializar commodities e integrar um programa de pontos. “Os nossos resultados mostram que o produtor rural está cada vez mais inserido no meio digital e que está disposto a utilizar a tecnologia para alavancar os seus negócios”, indicou Ivan Moreno, CEO da Orbia, em nota.

Sozinha, a Agrícola Alvorada, empresa sediada em Primavera do Leste (MT), que atua com logística, comercialização e armazenagem de grãos, respondeu pela movimentação de 45.000 toneladas de soja, via operações de barter digital, na plataforma.

“Entrar na Orbia, da maneira significativa como estamos fazendo, permite que a empresa seja uma das pioneiras seguindo a tendência que aos poucos vai dominando o mercado”, disse Paula de Mello, da Agrícola Alvorada. Fundada em 2002, a empresa trabalha desde 2017 em parceria com a Bunge.

Junto à Orbia, a trading americana busca cada vez mais digitalizar suas operações. Além de estar no marketplace, a Bunge opera o aplicativo próprio de logística Vector — que digitalizou todo o processo de contratação de fretes junto a caminhoneiros pela empresa. E integra a iniciativa Covantis, parceria com outras tradings dedicada a implantar o blockchain no comércio global de commodities para melhorar a velocidade e a segurança das exportações.

 

Valor

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