Além de ser, junto ao feijão, o alimento mais consumido de norte a sul do País, o arroz brasileiro atende hoje a clientes na América do Norte, América Central, América do Sul, Europa, Ásia e África.
A presença do produto no cenário global é impulsionada pelo Brazilian Rice, projeto de promoção comercial desenvolvido desde 2012 pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Em 2021, o Brazilian Rice promoveu 142 ações em 40 mercados e instituições em busca de oportunidades de negócios e na defesa de interesses do setor arrozeiro nacional.
“Mesmo em um ano em que ainda tivemos restrições da pandemia da Covid-19, realizamos várias ações para aumentar a presença do arroz brasileiro no exterior e consolidar nossa imagem”, disse a gerente de Exportações da Abiarroz, Carolina Telles Matos.
“De 18 empresas exportadoras, 78% aumentaram suas vendas externas, reforçando a qualidade do arroz brasileiro frente aos nossos principais concorrentes.”
Iniciativas
Entre as ações, estão as negociações com o México, para estabelecer cota de exportação do arroz beneficiado brasileiro àquele mercado, e com a Organização Mundial de Comércio (OMC), para eliminar o bloqueio comercial imposto pela Nigéria ao cereal nacional.
“Também trabalhamos na identificação e análise de outras barreiras internacionais ao nosso arroz e de acordos comerciais e tarifa de importação no Mercosul.”
A gerente de Exportações da Abiarroz citou, no balanço das atividades do Brazilian Rice de 2021, reuniões com importadores de diferentes países e adidos agrícolas e técnicos dos ministérios da Economia, da Agricultura e das Relações Exteriores para ampliar as exportações e remover entraves ao arroz brasileiro no mercado externo.
Carolina indicou também que a Abiarroz foi uma das primeiras entidades do agronegócio a alertar o governo federal, por meio de Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), sobre os obstáculos criados pela pandemia ao transporte marítimo mundial, o que provocou alta expressiva de aluguéis de navios e contêineres para levar alimentos aos países importadores.
Outras ações
Ainda segundo a gerente da Abiarroz, o Brazilian Rice realizou ação com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) para a promoção do arroz brasileiro naquele mercado e divulgou o folder “Rice of Brazil” durante a ExpoAntad 2021, no México.
“Paralelamente, negociamos, em 2021, a renovação do nosso convênio com a ApexBrasil para iniciarmos novas ações em 2022”, disse Carolina. “O último projeto apoiou 25 empresas beneficiadoras de arroz, com exportações para 52 mercados.”
Fonte: Agrolink
Equipe SNA