Brasil pode produzir quatro milhões de toneladas de farelo de soja a mais se mistura do biodiesel for retomada em 2023

No ano que vem, se o teor da mistura de biodiesel ao diesel comercial permanecer em 10% (B10), a expectativa é de que a produção de farelo de soja seja de aproximadamente 39 milhões de toneladas, volume similar ao registrado na atual safra (38 milhões de toneladas).

Porém, se o cronograma original do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) for retomado, B14 em janeiro e fevereiro e B15 de março a dezembro, a produção de farelo pode chegar a 43 milhões de toneladas.

A produção de biodiesel estimula o processamento da soja em grão, já que a oleaginosa é a sua principal matéria-prima e agrega alto valor à cadeia produtiva. O biodiesel beneficia indiretamente a produção de proteína animal, que demanda uma grande quantidade de farelo de soja em seu processo produtivo.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), cada 1% a mais de biodiesel na mistura gera maior produção de farelo.

Para se ter uma ideia, de 2018 a 2022, 90 milhões de toneladas de soja foram esmagadas a mais devido ao biodiesel. Isso representa cerca de 16% do total processado no período (502 milhões de toneladas).

A retomada da mistura do biodiesel em 2023 também pode aumentar a produção de óleo de soja em mais de 1 milhão de toneladas, chegando a 11.3 milhões de toneladas. Se o B10 for mantido, este volume deve ficar em 10.1 milhões de toneladas.

Evento

Os dados foram apresentados pelo presidente executivo da Abiove, André Nassar, no seminário “As externalidades da Política Nacional de Biodiesel: desafios e expectativas do setor”, promovido na última terça-feira (22/11) pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), na Câmara dos Deputados (Brasília).

O evento contou com a participação de integrantes da equipe de transição do novo governo, que manifestaram apoio à retomada da mistura para o próximo ano, além de parlamentares ligados ao agronegócio, representantes das principais associações do setor de biodiesel e de outros importantes órgãos e empresas.

Fonte: Abiove
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp