O agronegócio foi responsável por 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2017, sendo a maior participação em 13 anos, de acordo com levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O mesmo relatório revelou ainda que a criação de empregos foi a mais alta em cinco anos nos setores de agricultura e produção de carne, os únicos segmentos da economia que aumentaram o emprego.
Para entender a percepção dos moradores das grandes cidades brasileiras sobre esse setor vital para a economia, a Bridge Research, empresa da holding HSR Specialist Researchers, desenvolveu o estudo Agronegócio – Percepção Urbana do Agro.
Dentre os mais de 1.000 entrevistados pela pesquisa, 94% deles acreditam que o agronegócio é importante ou extremamente importante para o Brasil; 89% concordam que somos o país do agro; e 88% destacam que temos uma vocação natural para esse conjunto de atividade econômica.
A terra do agronegócio
A constatação de que o Brasil é a terra do agronegócio fica ainda mais clara nos entrevistados de 30 a 44 anos (93%) e de 45 a 65 anos (90%), bem como na Classe B (91%). Analisando as respostas pelas regiões do País, a Norte é disparada a que acredita mais em nossa alcunha rural (96%), seguida pelo Nordeste (89%).
Os entrevistados de maior idade também reforçam a percepção de que temos vocação para o agronegócio, com 95% das pessoas entre 30 e 65 anos concordando com essa afirmação.
Dentre as faixas sociais, a classe B novamente é a que mais crê nessa inclinação (95%). Na divisão regional, porém, o destaque nesse quesito não é mais do Norte, mas sim do Centro-Oeste, onde 98% dos entrevistados concordam com a nossa aptidão rural.
Reconhecimento mundial
Os entrevistados foram questionados sobre a relevância de o Brasil assumir essa vocação para conquistar reconhecimento mundial para essa característica. No total, 87% afirmaram que esse é um ponto relevante e o mesmo percentual pensa que o País seria bem sucedido se assumisse esse posicionamento.
Produtor rural atualizado e conectado
De acordo com a pesquisa, apenas 26% dos entrevistados consideram que o produtor rural está longe de modernidade, conforto e das tecnologias acessíveis nas grandes cidades e centros urbanos, colocando em xeque o estigma e preconceito antes propagados.
Ainda demonstrando a visão atualizada que o público tem do agronegócio, 64% reconhecem o trabalho no campo como uma atividade moderna e inovadora. Com relação à contribuição dos moradores urbanos para o agronegócio, 76% sentem que colaboram quando compram um produto que tem origem agropecuária.
Fonte: Farming Brasil