Brasil amplia mercados e volume de exportações do agronegócio

O agronegócio representa 49,30% do valor total das exportações entre janeiro e julho de 2024 – Imagem de tawatchai07 no Freepik

Nos primeiros sete meses de 2024, o Brasil registrou um desempenho expressivo nas exportações de produtos agrícolas. Entre os principais itens exportados, destacam-se os produtos florestais, cereais, farinhas e preparações.
Nos últimos 12 meses, de agosto de 2023 a julho de 2024, as exportações do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 167.41 bilhões, um aumento de 3,20% em relação aos US$ 162.24 bilhões registrados nos 12 meses anteriores. O agronegócio continua a desempenhar um papel essencial na balança comercial do Brasil, representando 49,30% do valor total das exportações entre janeiro e julho de 2024.

Na última semana o Ministério da Agricultura (MAPA) anunciou a abertura de mais dois mercados para produtos do agronegócio brasileiro, elevando para 99 o número de novos mercados conquistados em 2024. O ministro Carlos Fávaro destacou que a retomada da credibilidade do Brasil junto a parceiros comerciais, aliada ao trabalho técnico qualificado, tem gerado cada vez mais oportunidades de negócios. “Este é um resultado que vai além do agronegócio; é um ganho que se reflete em mais empregos para a população à medida que novos mercados são abertos”, disse.

As novas aberturas de mercado não se limitam à exportação de produtos já consolidados, como carnes e soja, mas também incluem uma variedade de itens agropecuários, como pescados, sementes, gelatina, colágeno, ovos, açaí em pó, café verde, além de embriões e sêmen. Essa diversificação reflete a eficácia do sistema sanitário brasileiro e a capacidade de adaptação do setor agropecuário a diferentes demandas internacionais.

Fonte: Ministério da Agricultura (MAPA)
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp