A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) divulgou na tarde desta quinta-feira (19 de janeiro) o seu Panorama Agrícola Semanal (PAS) para o cultivo de soja na Argentina.
Desta vez, a Bolsa apontou mais uma redução de área e estimou o plantio total no país em 19.2 milhões de toneladas, 100.000 hectares a menos do que no relatório anterior.
A BCBA apontou que até a data de publicação do PAS, 770.000 hectares plantados com soja se encontravam afetados pelos excessos hídricos e, dependendo do comportamento climático durante as próximas semanas, as perdas podem superar a metade dessa área.
Ao mesmo tempo, a seca sobre o sul de Buenos Aires se agrava, impedindo a finalização do plantio, somando a uma superfície abandonada que não receberá sementes por conta dos excessos hídricos.
A nível nacional, considerando a nova estimativa, o plantio já foi concluído em 99,1% da área.
Milho
Para o milho, embora o risco também esteja sobre 290.000 hectares, grande parte deles concentrados no leste de Córdoba, oeste e norte de Buenos Aires, leste de Entre Ríos e na província de Santa Fé, a BCBA manteve a estimativa de área inalterada em 4.900.000 hectares, 27% a mais do que na safra 2015/16 (3.850.000 hectares).
A evolução do estado das áreas afetadas estará sujeita às condições climáticas durante as próximas semanas, que determinarão o impacto produtivo dos excessos.
O plantio total de milho, a nível país, alcançou 95,3% da área.
Fonte: Notícias Agrícolas