Boi: Queda do Indicador na 1ª quinzena é a maior para o período desde dezembro de 2008

O Indicador do boi gordo CEPEA/B3 (estado de São Paulo) caiu 9,30% na primeira quinzena de agosto. Considerando a série histórica do CEPEA, trata-se da maior queda para uma primeira metade de mês desde dezembro de 2008, quando o recuo foi de significativos 9,64%.

Segundo pesquisadores do CEPEA, naquele período, os preços do animal para abate foram pressionados pela forte retração dos frigoríficos, que reduziram as compras de novos lotes no mercado spot nacional, devido sobretudo à expressiva queda das exportações em novembro de 2008.

Já as quedas da arroba na primeira metade de agosto de 2023 estão atreladas à maior oferta de animais para abate e à ainda enfraquecida demanda interna pela carne. Ressalta-se que diferentemente do ocorrido em 2008, as exportações da carne vêm registrando um bom desempenho nas últimas semanas.

Suíno

Os preços do suíno vivo e da carne estão em alta na maioria das praças acompanhadas pelo CEPEA. Segundo pesquisadores do Centro de Pesquisas, esse movimento está atrelado ao leve aquecimento da demanda. Além do início de mês, período marcado pelo tradicional aumento na procura por itens cárneos, o Dia dos Pais também contribuiu para impulsionar as vendas e, consequentemente, os preços da proteína.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp