Boi: Indicador cai em janeiro

As escalas de abate relativamente alongadas têm pressionado as cotações da arroba, sobretudo para animais destinados ao abastecimento do mercado doméstico – Foto de Juliana e Mariana Amorim na Unsplash

Boi

Após iniciar janeiro acima dos R$ 252,00 a arroba, o Indicador do Boi Gordo CEPEA/B3 encerrou o mês em queda acumulada de 2,90%, fechando essa quarta-feira, 31, aos R$ 245,00. Segundo pesquisadores do CEPEA, as escalas de abate relativamente alongadas têm pressionado as cotações da arroba, sobretudo para animais destinados ao abastecimento do mercado doméstico.

De um modo geral, os preços oferecidos pelos frigoríficos não têm agradado aos produtores e geram certo desânimo para a reposição. Sem muita possibilidade de segurar os animais no pasto ou no cocho, considerando que eleva os custos, pecuaristas tradicionais e confinadores vão testando seus limites individuais de viabilidade, tentando regular a oferta.

Suínos

Os preços do suíno vivo e da carne caíram em janeiro. Segundo pesquisadores do CEPEA, as quedas foram resultado do baixo ritmo de exportação da proteína e da demanda interna enfraquecida. Nos primeiros 19 dias úteis de janeiro, a média diária de carne suína embarcada foi de 3.700 toneladas, significativos 22,70% abaixo do desempenho apresentado em dezembro/23, segundo dados da Secex. No mercado doméstico, as vendas fracas estiveram atreladas ao menor poder de compra da população em fim de mês; ao recesso escolar e à oferta elevada de suínos.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp