Boi: Custos de produção caem na parcial do ano

Boi

Pesquisas realizadas pelo CEPEA em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) mostram que, no balanço do 1º semestre de 2023, os custos de produção da pecuária de corte dos sistemas de cria e de recria-engorda caíram.

Segundo pesquisadores, esse resultado esteve atrelado ao movimento de queda nos preços de insumos para suplementação e dieta do rebanho. Esse cenário traz certo alívio aos pecuaristas, sobretudo diante da queda nos valores de negociação da arroba do boi gordo ao longo deste ano. No acumulado de 2023 (de dezembro/22 até a parcial de julho/23), a média do Indicador do boi gordo CEPEA/B3, estado de São Paulo, registra queda de 9,04%, em termos reais.

Suínos

Os preços do suíno vivo estão em quedas no mercado doméstico.

Segundo levantamento do CEPEA, esse movimento é resultado da oferta elevada e das fracas vendas da carne, sobretudo nesta segunda quinzena do mês, quando o poder de compra de muitos consumidores brasileiros tipicamente diminui. Esse cenário baixista, porém, não limitou o avanço do preço médio do animal em julho.

Na praça de SP-5 (Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba), a média parcial (até o dia 25) subiu fortes 10,70% frente à de junho, indo para R$ 6,68/kg.

Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp