O bloqueio da rodovia BR-163 nos últimos sete dias causou prejuízos de pelo menos R$ 150 milhões aos terminais portuários do Arco Norte, relacionados ao volume que deixou de ser transportado para esta região. O cálculo foi feito pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que reclama ainda de outros prejuízos recorrentes devido à falta de estrutura e manutenção da rodovia.
“Por meio de um levantamento realizado com nossas associadas, entre os meses de fevereiro e março deste ano, as empresas tiveram de arcar com um prejuízo de mais de R$ 500 milhões devido à ausência de grãos que deveriam ser exportados pelo Arco Norte, decorrente dos problemas relacionados à falta de infraestrutura na BR-163”, diz a ATP. No começo do ano, devido à fortes chuvas, o rodovia ficou intransitável por semanas.
Agora, produtores, garimpeiros, madeireiros e moradores da região bloqueiam trechos diferentes a cada dia por causa do veto à Medida Provisória 756 (MP 756), que altera os limites da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no Pará.
Para a associação que representa as indústrias de grãos (Abiove), estes bloqueios já reduziram o fluxo de caminhões na rodovia em 75%. “O impacto é difícil de ser mensurado, mas já há cancelamentos de embarques e transportadoras se negando a levar produto pela rodovia”, disse ao Valor o gerente de economia da Abiove, Daniel Furlan Amaral.
Segundo a ATP, existe uma liminar de processo (número 695- 06.2017.4.01.3908), da Justiça Federal do Pará, para intervir e liberar a via para que os caminhões tenham livre acesso.
Porém, até o momento, “apesar dos bloqueios serem pontuais e de conhecimento público, a liminar com data do dia 7 de julho de 2017, que autoriza, inclusive, a intervenção da Polícia Rodoviária Federal, não teve seu cumprimento iniciado sob a justificativa de falta de recursos para o envio do policiamento que dispersaria os poucos manifestantes que bloqueiam a via em cinco pontos pré-definidos, em dias alternados e de prévio conhecimento público”, diz a entidade.
“Enquanto isso, as empresas têm arcado com prejuízos diários devido à falta de segurança pública garantida pela liminar acima mencionada, pois não existe verba para garantir o livre acesso à rodovia”. A BR-163 é a única rota de acesso aos portos do Arco Norte (Miritituba e Santarém).
Fonte: Valor Econômico