O empresário multimilionário Bill Gates afirma que uma nova tecnologia pode gerar mapas de solos e os dados podem ser transmitidos usando o espectro de transmissão de televisão. Segundo ele, seus estudos estão focados na transformação que um conhecimento detalhado do estado do solo pode implicar para um agricultor.
“Quando a maioria das pessoas pensa em tecnologia digital inovadora, elas não conseguem imaginar os sensores de terra. Mas um fazendeiro que conhece a temperatura, o pH e o nível de umidade de seu solo pode tomar todas as decisões informadas que economizam dinheiro e aumentam o rendimento”, disse Gates.
O dispositivo consiste em uma série de sensores localizados na lavoura que enviam informações sobre a fertilidade do solo e umidade para a câmera do celular, que sobrevoa o campo ligada a um drone ou a um balão de hélio. “Por exemplo, o fertilizante funciona melhor quando aplicado ao solo úmido. Mas como você sabe quando fertilizar?”, indagou o empresário.
“O solo que parece seco ainda é úmido abaixo da superfície. Você acabará fertilizando com mais frequência do que o necessário, se você apenas tocá-lo. Mas se você sabe exatamente o quanto de umidade está em seu solo a qualquer momento, você só pode fertilizar quando precisar”, explicou Gates.
“A principal inovação está em como os sensores transmitem dados. A maioria das fazendas tem pouco ou nenhum acesso à Internet. Nos Estados Unidos, 20% das pessoas que vivem em áreas rurais não têm acesso a velocidades de banda larga. A maioria dos sistemas de dados agrícolas exige que os transmissores caros se conectem, mas esse sistema é baseado em uma solução inteligente: ele usa placas de TV em branco”.
Agrolink