Arroz: Indicador recua 14% em novembro

O movimento de queda é considerado atípico para este período de entressafra, quando a menor disponibilidade do cereal, historicamente, sustenta os preços – Foto: Canva
O Indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros, com pagamento à vista) acumulou forte queda de 13,95% em novembro, encerrando o mês aos R$ 102,23/saca de 50 quilos. A média mensal de R$ 111,66/saca, ficou 6,39% abaixo da de outubro/24 e 1,94% inferior à de novembro/23, em termos reais (deflacionados pelo IGP-DI de novembro/24).
Pesquisadores do CEPEA explicam que o movimento de queda é considerado atípico para este período de entressafra, quando a menor disponibilidade do cereal, historicamente, sustenta os preços. Segundo o CEPEA, a comercialização envolvendo arroz em casca no mercado spot do Rio Grande do Sul continua lenta. Produtores têm resistido aos preços oferecidos pelas indústrias, apostando em uma recuperação nas próximas semanas.
Já a demanda está limitada, com compradores locais mostrando pouco interesse em adquirir o produto e/ou optando por ofertas mais baixas envolvendo, sobretudo, o cereal depositado e a prazos de pagamento alongados, ainda segundo pesquisas do CEPEA.
Fonte: CEPEA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp