Argentina: redução de área para a safra de verão pode chegar até 50% nas regiões afetadas por excessos hídricos

Segundo o boletim técnico do Grupo Agros realizado para o jornal La Nación, a quantidade de hectares afetados pelos excessos hídricos na província argentina de La Pampa é de aproximadamente 1.500.000, com algumas províncias chegando a registrar danos de cerca de 60%.

Na província de Buenos Aires, o dano é de 80% em áreas como General Villegas e Florentino Ameghino, enquanto há províncias com danos de 30% a 40% e outras, como Daireaux e Henderson, em que as áreas afetadas superam os 50%.

O maior inconveniente, segundo o boletim, não são apenas as chuvas, mas as águas que vêm de províncias ao norte como Córdoba e Santa Fe, o que vem gerando conflitos interprovinciais.

Os técnicos preveem uma grande redução da área para a safra de verão nas regiões afetadas. A estimativa é de uma redução da área de plantio de 50% em La Pampa e de 30% a 40% em Buenos Aires. Como dado positivo, eles sinalizam que a temperatura média ajuda essas áreas a terem uma evaporação constante de 10% diários.

Uma alternativa que os produtores possuem, segundo o Agros, é atrasar o plantio do milho. O La Nación lembra também que o boletim da Câmara Empresarial de Distribuidores de Agroquímicos, Sementes e demais insumos (Cedasaba) registrou queda de 30% na venda de insumos no mês de agosto. Os produtores não querem se arriscar antecipando as compras.

 

 

Fonte: La Nación/Notícias Agrícolas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp