O plantio de soja na Argentina alcançou 53,2% da área estimada de 18.1 milhões de hectares. A informação é do Panorama Agrícola Semanal (PAS) da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA). O avanço semanal foi de 10,7%, mas, em relação ao ano passado, este percentual representa atraso de 4,4% no plantio.
Este avanço ganhou ritmo após as chuvas acumuladas durante os últimos dias, que beneficiaram, principalmente, o centro-norte de Córdoba, o centro-norte de Santa Fe e o centro-leste de Entre Ríos.
A soja que não pode ser plantada dentro da janela ideal de primeira etapa irá passar para a segunda etapa, o que faz com que esta ganhe uma participação recorde na produção nacional: mais de 5.2 milhões de hectares.
Para os próximos dias, também são aguardadas chuvas que podem aumentar a oferta hídrica nas áreas do centro-leste de Buenos Aires e em diferentes setores de Córdoba e Santa Fe, que sofrem com uma situação de falta de umidade nas camadas do solo próximas à superfície. No norte do país, os trabalhos também não têm grande avanço até o momento em função da baixa umidade do solo.
Fonte: Notícias Agrícolas