Arábia Saudita suspende importação de aves da Malásia e do Tennessee (EUA)

A Arábia Saudita suspendeu a importação de aves da Malásia e do estado norte-americano do Tennessee após alertas da Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) sobre surtos da Influenza Aviária nessas localidades. O anúncio foi feito pelo governo saudita no domingo (26), e divulgado pela agência estatal SPA.

Em meados de março, o Departamento de Agricultura do Tennessee confirmou um segundo caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial de frangos no condado de Lincoln. Uma semana antes, no mesmo condado, foi confirmado o primeiro caso de alta patogenicidade a atingir uma granja comercial em mais de um ano nos EUA. De acordo com autoridades, o segundo plantel infectado ficava a pouco mais de três quilômetros de distância do primeiro, dentro da zona de isolamento estabelecida depois que o primeiro caso foi confirmado.

Em 2016, a Arábia Saudita importou 850 mil toneladas de carne de frango, sendo que 745 mil toneladas saíram do Brasil. Os números foram divulgados pelo USDA, compilados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Após a crise gerada pela operação Carne Fraca, da Polícia Federal, a Arábia Saudita anunciou medidas para intensificar a fiscalização de produtos de origem brasileira.

 

Fonte: Estadão Conteúdo/Globo Rural

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp