Arábia Saudita reforça embargo à carne bovina brasileira

A Arábia Saudita suspendeu as importações de carne bovina do Brasil em meio a temores sobre suposto caso atípico da doença da vaca louca detectado no país, de acordo com o Ministério de Agricultura.

O governo saudita anunciou a interrupção “temporária” em comunicado veiculado pela agência estatal de notícias SPA. A medida sucede um alerta feito pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), após um caso de encefalopatia espongiforme bovina ter sido detectado em Mato Grosso.

No mês passado, o Brasil informou a suspeita de contaminação pela doença da vaca louca em um animal com 12 anos, abatido com idade avançada. Todos os bovinos que tiveram contato com o boi foram identificados e isolados.

A Arábia Saudita e outras monarquias do Golfo Pérsico são os principais importadores de carne bovina brasileira. Em 2012 e no começo de 2013 cerca de 10 países suspenderam as aquisições após um caso atípico de vaca louca ter sido detectado em um animal que morreu em 2010 no Paraná. Testes realizados posteriormente mostraram que o boi não havia morrido de encefalopatia espongiforme bovina.

A Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec) esclareceu, no entanto, que o embargo da Arábia Saudita vigora desde dezembro de 2012. De acordo com a entidade, o embargo pelo Ministério da Agricultura da Arábia Saudita parece ter sido reforçado após a confirmação de um novo caso atípico.

Fonte: RuralBR

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp