Os alimentos que chegam à mesa dos brasileiros são seguros e refletem o compromisso da agricultura nacional com práticas sustentáveis e responsáveis. A afirmação foi confirmada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), nesta quarta-feira (11), ao divulgar os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).
Entre outros pontos, o relatório mostra que a maioria dos alimentos analisados está dentro dos padrões de segurança alimentar. De acordo com o Sindiveg – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal, entidade que representa a indústria de defensivos agrícolas, os dados reforçam a seriedade do setor agropecuário no Brasil.
Em 2023, o PARA avaliou 3.294 amostras de alimentos coletadas em 76 municípios brasileiros. O objetivo era verificar a presença de resíduos de 338 agrotóxicos, incluindo substâncias banidas no país. Segundo o relatório da agência, apenas 0,67% das amostras apresentou risco à saúde em consumo agudo. Ou seja, essa taxa é baixa e comparável à probabilidade de eventos raros.
“Os dados mostram que a exposição a resíduos de agrotóxicos em concentrações capazes de causar efeitos à saúde é mínima”, destaca o relatório.
Compromisso do agro brasileiro
O deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), afirmou que esses dados da ANVISA sobre o PARA reforçam a seriedade da indústria e seu alinhamento com normas regulatórias, garantindo a saúde dos consumidores e a qualidade dos alimentos.
“O agro é a base que sustenta a alimentação de milhões de brasileiros e garante a posição do Brasil como líder na produção de alimentos. O resultado do PARA mostra que estamos no caminho certo, com práticas alinhadas às exigências globais de segurança alimentar e respeito ao consumidor. Isso reafirma a importância do setor agropecuário como motor do desenvolvimento econômico e social do país,” ressaltou.
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) também ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento do setor agropecuário no país. “A pesquisa reafirma o compromisso do agro com a sustentabilidade, a segurança alimentar e a competitividade no mercado global.”
Sustentabilidade
O estudo indica também avanços nas práticas agrícolas, que estão alinhadas às demandas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. “O resultado reflete o trabalho do setor agropecuário em adotar tecnologias e práticas no uso de defensivos agrícolas”, afirmou o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), vice-presidente da FPA.
Para o deputado Luiz Nishimori (PSD-PR), relator do projeto de pesticidas na Câmara dos Deputados, o Brasil está se consolidando como referência em produção sustentável no mundo. “O agro alimenta o país e sustenta a balança comercial com práticas que respeitam o meio ambiente e a saúde do consumidor.”
Na mesma linha, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) destacou que o resultado do relatório da ANVISA é um convite para que todos conheçam o trabalho que começa no campo e termina na mesa dos brasileiros.
“O PARA não apenas reforça a confiança nos alimentos consumidos no Brasil, mas também promove transparência e diálogo entre o setor produtivo, consumidores e órgãos reguladores. O setor agropecuário reafirmou seu compromisso com a segurança alimentar, a sustentabilidade e a inovação científica,” concluiu Alceu.
Fonte: FPA