Antigo Clube de Assinatura ganha versão moderna para negócios on-line

Queijos raros, produzidos em regiões brasileiras muito específicas, podem ser entregues em casa, por meio dos Clubes de Assinatura. Foto: Divulgação

Nos dias de hoje a internet é, sem dúvida alguma, a mais importante propulsora de informações instantâneas, contatos virtuais e negócios em todo o mundo. Praticamente tudo pode ser feito pelo computador, smartphone e/ou tablet, sem sair de casa. Na onda dessa revolução digital, principalmente impulsionada pelo poder das redes sociais, as empresas têm lucrado bastante, nos últimos tempos, com as vendas realizadas pelos canais de e-commerce.

Para não ficar de fora, o agronegócio também está acompanhando as mudanças de comportamento no consumo do brasileiro. Mas um modelo antigo vem ganhando força no mercado do leite e derivados: o Clube de Assinatura.

Em tempos bem remotos, lembra quando o cliente recebia uma garrafa dessa bebida láctea, que era deixada nas portas das residências pela figura do leiteiro, que chegava cedinho em cima de uma carroça?

Com uma nova roupagem, esse mesmo mecanismo de vendas tem se mostrado promissor, principalmente porque dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostram que, em 2016, os clubes de assinatura movimentaram cerca de R$ 690 milhões em todo o país, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

 

COMO FUNCIONA

O Sistema de Inteligência Setorial do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SIS/Sebrae), por meio de seu boletim de tendências, explica que os primeiros passos para participar de um Clube de Assinatura do leite envolvem a definição do produto a ser oferecido e a análise do valor percebido, considerando inicialmente seus diferenciais.

Isso significa oferecer ao consumidor final um item peculiar, que não é encontrado facilmente em qualquer prateleira, como o leite ou o queijo de determinada região, um doce ou um iogurte gourmet que só existe naquela cidade.

A partir daí, o produtor/fornecedor deve calcular todos os custos com divulgação do serviço, logística e entrega, por exemplo, antes de estipular a quantia a ser cobrada do assinante. Como os valores das assinaturas são fixos, ressalta o SIS/Sebrae, a análise do faturamento e a previsão de lucro são mais simples.

“Um dos diferenciais dos clubes de assinatura é o fato de que os produtos comercializados visam proporcionar uma experiência única de compra ao consumidor, pois os produtos são selecionados de acordo com as preferências individuais dos clientes”, explica Thays Carvalho, analista de Informações do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae-SC.

 

“Um dos diferenciais dos clubes de assinatura é o fato de que os produtos comercializados visam proporcionar uma experiência única de compra ao consumidor, pois os produtos são selecionados de acordo com as preferências individuais dos clientes”, explica Thays Carvalho, analista de Informações do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae-SC. Foto: Divulgação

Segundo ela, nos clubes de assinatura do segmento de alimentos, por exemplo, é comum a oferta de produtos gourmet: “Dessa forma, os empreendedores do segmento podem focar em oferecer produtos derivados, como queijos gourmet, doces de leite especiais, iogurte gourmet, entre outros”.

 

SEGURANÇA PARA O CONSUMIDOR

Thays afirma que, por se tratar de uma assinatura por um período determinado, os Clubes de Assinatura proporcionam segurança para os empreendedores. Além disso, os valores das assinaturas são fixos, portanto, a análise do faturamento e a previsão de lucro não são complicadas.

“Quanto ao monitoramento, a Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura vêm promovendo encontros com fundadores e pessoas que trabalham em clubes de assinaturas para troca de experiências, apoio na divulgação, selo de associado para garantir a segurança de potenciais clientes e assessoria de imprensa em conjunto.”

 

ENTREGA DO PRODUTO

Uma das questões que, certamente, deve pairar no pensamento do consumidor é “como o leite e seus derivados chegarão, com qualidade, à porta da minha casa?”, principalmente porque alimentos são os itens mais comuns vendidos nos Clubes de Assinatura.

“É importante que os empreendedores verifiquem com as empresas de transporte e logística quais são os prazos de entrega, a fim de estabelecer as datas corretas com seus clientes e garantir que os produtos sejam entregues dentro do prazo de validade”, orienta Thays.

 

CASES DE SUCESSO

De acordo com o SIS/Sebrae, no Brasil já existem cases de sucesso em clubes de assinatura, como o Clube do Queijo, que comercializa produtos artesanais. Por 140 reais, por exemplo, o assinante recebe mensalmente cinco tipos diferentes de queijos, que não são facilmente encontradas nos grandes centros comerciais e são provenientes de inúmeros pequenos produtores.

Outro exemplo, conforme o Sistema de Inteligência Setorial, mas que agrega outros produtos ao serviço, é o Oh! Minas que oferece bebidas, temperos, doces, compotas, queijos e até mesmo livros, utensílios domésticos e itens de decoração. A intenção é resgatar a cultura e as tradições mineiras, por meio da gastronomia daquele Estado. O valor da assinatura varia entre R$ 79,90 e R$ 99,90.

 

DICAS DO SIS/SEBRAE

Para os empreendedores do setor lácteo interessados em desenvolver um clube de assinatura de seus produtos, o SIS/Sebrae recomenda:

* A Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura promove encontros com empreendedores do ramo, busca as estatísticas do setor, assessoria de imprensa, entre outros benefícios. Saiba mais neste link.

* Procure empresas de transporte e logística para verificar quais são os prazos de entrega, a fim de estabelecer as datas corretas com seus clientes.

* Cuide da plataforma que será utilizada no seu e-commerce de assinaturas. É preciso que ela seja de fácil acesso, responsiva, ágil e dinâmica.

Confira algumas dicas para um e-commerce nos links sugeridos pelo Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae: Como montar uma loja virtualRecursos adicionais para a sua loja virtualPlataforma de e-commerce: como escolherOs primeiros passos para elaborar um plano de negócio de e-commerce.

 

Por equipe SNA/RJ
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