Durante o ano de 2023, o portal SNA abordou a importância do cooperativismo agrícola em diversas reportagens e entrevistas. A capilaridade do modelo e sua eficácia para produtores país afora foi explicada em números, aspectos culturais e logísticos. O Plano Safra e a reforma tributária tiveram especial atenção com os cooperados.
Ainda assim, reproduzimos a seguir retrospectiva da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) que traz detalhes do último ciclo, bem como perspectivas para 2024. Confira:
O ano de 2023 foi marcado por grandes realizações para as cooperativas, cooperados e colaboradores do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). Com um emocionante balanço do ano, o movimento celebra o impacto positivo alcançado em diversas frentes, desde pequenas ações em prol da sociedade até as relações internacionais que impulsionaram o desenvolvimento econômico e social.
Esse ano o movimento coop chegou a 4.693 cooperativas, mais de 20,5 milhões de cooperados e gerou mais de 524 mil empregos diretos. Esses números são o reflexo contínuo do fortalecimento do modelo cooperativista como uma força motriz na construção de uma sociedade mais justa e colaborativa.
O Anuário do Cooperativismo reuniu dados sobre o cooperativismo em todo o mundo, no Brasil e em cada ramo. O compilado também trouxe, com exclusividade, um estudo referente aos Impactos do Cooperativismo na Economia Brasileira, realizado pela Fipe, que destacou a maior PIB per capita, o maior número de empregos formais e o melhor saldo da balança comercial em municípios com a presença do cooperativismo.
A Agenda Institucional do Cooperativismo focou em temas estratégicos para o setor e buscou a consolidação no papel do cooperativismo como parte fundamental da pauta de fortalecimento da socioeconomia brasileira. Um dos pontos principais foi o empenho em prol da definição do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, incluído no texto da Reforma Tributária (PEC 45/2019) promulgada no último dia 20. A conquista, considerada histórica, reforça o compromisso público em promover um ambiente propício para o crescimento sustentável do cooperativismo.
No Dia de Cooperar (Dia C) o sistema cooperativista reafirmou seu compromisso com a comunidade e realizou ações voluntárias em diversos estados do país. Atividades solidárias nas áreas de saúde, educação, cultura, lazer, bem-estar, orientação jurídica, contábil e cidadania ofereceram novos aprendizados, experiências e trocas importantes para os participantes.
Já o 101º Dia Internacional do Cooperativismo (DIC) deste ano relembrou a capacidade das cooperativas em aliar produtividade e desenvolvimento aos fundamentos de equilíbrio ambiental e responsabilidade social. Com o tema Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), a celebração foi um chamado global para fortalecer ações em prol de uma economia verde e práticas cooperativistas com impacto social positivo.
O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), por sua vez, reforçou a importância do segmento na promoção de valores essenciais. Os eventos de comemoração serviram como um lembrete de como essas instituições colaboram para que sonhos financeiros pessoais e profissionais de seus cooperados possam acontecer. A celebração do DICC não foi só uma oportunidade para destacar as conquistas financeiras, mas também para reiterar os valores centrais do cooperativismo, bem como as contribuições significativas para o bem-estar da sociedade.
Eventos
O Eleva Sistema OCB buscou instrumentalizar os colaboradores das Organizações Estaduais (OCEs) e da Unidade Nacional para impulsionar o cooperativismo. Com a presença de mais de 300 pessoas, a programação do evento proporcionou palestras, grupos de trabalho e momentos de integração que nortearam 1uatro eixos de trabalho: comunicação, desenvolvimento de cooperativas, planejamento e representação.
A segunda edição da Semana de Competitividade reuniu trilhas de inovação, inteligência de mercado, ESG e liderança para a transformação. O evento proporcionou um ambiente de aprendizado e networking, além de impulsionar as cooperativas brasileiras a se tornarem cada vez mais competitivas e alinhadas com o futuro. Com palestras, mesas redondas e atividades práticas, o evento reuniu mais de 650 cooperativistas para aprender sobre inovação e conectar o cooperativismo com o futuro.
O 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) promoveu três dias de intensa atividade acadêmica e reflexão sobre temas importantes para o movimento. Com uma atmosfera que colaborou para a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, gestores, dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, 72 projetos de pesquisa foram apresentados por seus autores ao longo do evento. A programação contemplou painéis dedicados a temas cruciais, como inovação e compliance, e comprovou a relevância de abordar questões contemporâneas para fortalecer as práticas cooperativistas. As rodas de conversa com representantes de cooperativas proporcionaram um espaço valioso para a troca de experiências práticas, contribuindo para a construção de soluções sustentáveis e inovadoras.
A celebração do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2023 recebeu representantes das cooperativas e líderes do Sistema OCB, que não pouparam elogios à cerimônia e à estrutura do prêmio. Os Troféus ouro, prata e bronze foram entregues para 56 cooperativas em quatro diferentes níveis de maturidade: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência, Rumo à Excelência e Excelência. A premiação reflete o comprometimento do cooperativismo em reconhecer diferentes estágios de evolução com estímulos específicos para cada fase.
Promovida pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI-Américas), a XXIII Conferência Regional de Cooperativas das Américas trouxe perspectivas econômicas, sociais e ambientais para o futuro do cooperativismo na América Latina. O evento contou com a presença de delegações de diversos países latino-americanos e ofertou dez painéis com mais de 60 palestrantes.
A Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) realizou sua 3ª missão conjunta de prospecção comercial. Com uma comitiva composta por representantes do Brasil, incluindo o Sistema OCB, o Ministério da Agricultura e dirigentes de cooperativas de países vizinhos, a iniciativa buscou fortalecer as relações comerciais e promover o cooperativismo internacional com Índia, Singapura e Filipinas.
Com um quarto de século, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) celebrou 25 anos de uma jornada de fortalecimento das cooperativas no Brasil. Fundamentado em um tripé de ações estratégicas, o Sescoop atua na consolidação e aprimoramento do movimento cooperativista no país. Ao longo de sua trajetória, acompanha a evolução do movimento, com uma visão voltada para o futuro, relevante e capaz de enfrentar os desafios.
Soluções Coop
As soluções do Sistema OCB ganharam destaque durante todo o ano, sempre com o objetivo de impulsionar o negócio das cooperativas. No eixo de diagnósticos, temos o AvaliaCoop, que oferece 5 diferentes análises com o objetivo de realizar o raio-x das coops. Assim, outras soluções podem ser ofertadas e destacamos o Diagnóstico de Governança e Gestão (PDGC), que completou 10 anos em 2023, e apoia centenas de cooperativas na avaliação dos processos e identificação de pontos fortes, além de oportunidades de melhoria na governança e gestão; o ESGCoop, que teve o diagnóstico piloto realizado com 365 cooperativas de nove estados e de diversos ramos; o InovaCoop, que lançou o Radar de Financiamento, onde as cooperativas podem acessar um painel exclusivo com as principais fontes de fomento disponíveis e o CapacitaCoop, que entregou capacitação para levar o cooperativismo mais longe, e chegou ao final de 2023 com 185 cursos.
O SomosCoop continuou a contar histórias inspiradoras do cooperativismo brasileiro, com a segunda temporada do SomosCoop Na Estrada. A terceira temporada também já está garantida e será lançada em 2024. O lançamento do PodCooperar, novo podcast do cooperativismo, foi lançado no mês de novembro com o objetivo de compartilhar histórias de prosperidade e mostra o impacto positivo que o cooperativismo proporciona às famílias, comunidades e à sociedade como um todo.
Futuro e inovação
A presença do Sistema OCB e das cooperativas brasileiras na COP 28, realizada em Dubai representou um momento especial para o cooperativismo. A participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas destacou o papel de liderança do movimento na preservação dos recursos naturais e na promoção de práticas de produção responsáveis, inclusivas e ecologicamente corretas. Representantes do Sistema OCB compartilharam boas práticas que demonstraram como o compromisso do cooperativismo com a promoção de soluções ambientais e sociais é efetivo. A participação na COP 28 reafirmou, ainda, a importância estratégica das cooperativas na construção de um futuro mais sustentável e ressaltou como é positivo atuar em áreas como a mitigação dos efeitos nocivos ao meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.
Fonte:
Redação SNA – imprensa@sna.agr.br