O já tradicional encontro de previsão da safra da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) ganhou reforço em 2018. A Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea) se uniu à Anec para a realização do 7º Encontro de Previsão da Safra Anec/Anea, que será realizado no dia 1º de março, em Cuiabá (MT).
Segundo o presidente da Anec, Luís Barbieri, desde o primeiro encontro, realizado em fevereiro de 2015, a análise da produção de algodão sempre esteve presente nos debates, e agora ganha maior destaque nesta edição.
“Muitos produtores de grãos também plantam algodão, por isso a previsão da safra é de interesse do público. Além disso, nesta edição estaremos em Mato Grosso, que é o líder na produção nacional de pluma”, disse Barbieri.
Para o presidente da Anea, Henrique Snitcovski, “as duas associações são parceiras e a união de forças só engrandece o evento. Ao levar o encontro para Cuiabá, há oportunidade de reunir um número relevante de participantes envolvidos em toda a cadeia da produção de grãos e algodão, desde a produção até a comercialização”.
“O Encontro de Previsão de Safra é bastante aguardado pelos produtores, são apresentados indicadores que permitem um planejamento assertivo da lavoura, já que antecipa informações de previsão de área plantada, produção, preço, rentabilidade e mercado”, afirmou o presidente da Anea.
No encontro de 2017, o CEO da Agroconsult, André Pessôa, ressaltou que a área plantada da cultura do algodão não chegaria a ser recorde, mas representaria uma recuperação de capacidade instalada. Pessôa apontou ainda que na segunda safra do algodão, o plantio aumentaria 21%, ocupando a área do milho.
Isso de fato aconteceu, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A produção de pluma está estimada em 1.142 milhão de toneladas.
Previsão de Safra
O 7º Encontro de Previsão de Safra da Anec será realizado no dia 1º de Março (quinta-feira), a partir das 16h, no Buffet Leila Malouf.
O encontro contará com a presença de André Pessôa, da Agroconsult, que irá expor dados exclusivos do Rally da Safra. Já confirmaram presença Marco Maciel, da Bloomberg; Guilherme Quintella, da Ferrogrão, e ainda Kieran Gartlan, do Grupo CME.
As palestras serão seguidas de um painel para debater outros assuntos relevantes para o setor. Ao final, a Anec promoverá uma confraternização entre os convidados.
Fonte: Agrolink