Anec: desempenho das exportações brasileiras de grãos – fechamento outubro/2017

Soja

No mês de outubro, as exportações de soja totalizaram 2.7 milhões de toneladas embarcadas, maior volume já exportado neste mês, superando o recorde anterior registrado em 2015 com cerca de dois milhões de toneladas. No acumulado do ano, os embarques de soja totalizam até o momento 63.5 milhões de toneladas.

Durante o mês de outubro, os principais portos utilizados para o escoamento de soja foram Rio Grande, com cerca de 900 mil toneladas, seguido pelo porto de Paranaguá, com 800 mil toneladas, e o porto de Aratu (BA), com cerca de 350 mil toneladas de soja embarcadas.

Apesar de ser o principal exportador de soja, responsável pelo embarque de 26% do volume total neste ano, o porto de Santos costuma voltar para o milho toda sua capacidade operacional para movimentação de grãos no segundo semestre, o que explica o fato de não ter realizado nenhum embarque de soja no mês de outubro.

Do total exportado até o momento, cerca de 47.5 milhões de toneladas tiveram como destino a China, o que representa cerca de 75% de toda a soja comercializada pelo Brasil no mercado internacional.

Para o próximo mês de novembro, aproximadamente 1.5 milhão de toneladas estão estimadas para embarque nos portos brasileiros. Diante dos seguidos resultados de exportações acima do esperado nos últimos meses, eleva-se a  estimativa de exportação de soja para cerca de 66 milhões de toneladas no total acumulado entre janeiro e dezembro de 2017.

Milho

Os embarques de milho no mês de outubro totalizaram 4.4 milhões de toneladas, resultado este acima da média para o período, mas um pouco abaixo do resultado de outubro de 2015, ano de melhor desempenho para este mês, com 4.9 milhões de toneladas.

No acumulado do ano, as exportações de milho têm alta de 37% em comparação ao ano passado, e 8% maior que o resultado obtido entre janeiro e outubro de 2015, ano recorde de exportação de milho pelo Brasil. Entre janeiro e outubro deste ano foram embarcadas cerca de 21.5 milhões de toneladas de milho.

O porto de Santos, principal terminal de escoamento da produção de milho no país, foi responsável pelo embarque de cerca de dez milhões de toneladas, o que representa 47% do total exportado até o momento.

O porto de Barcarena (PA), assim como na soja, vem se destacando como excelente alternativa para o escamento do milho, tendo embarcado até o momento aproximadamente dois milhões de toneladas, o que representa quase 10% do total embarcado até o final de outubro.

Neste mês de novembro, cerca de 3.8 milhões de toneladas de milho estão programadas para serem embarcadas nos diferentes portos brasileiros. A estimativa é a de que, até o final do ano, o Brasil encerre o período com um resultado de cerca de 30 milhões de toneladas de milho destinadas à exportação.

 

Fonte: Anec

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp