Alerj promove evento para tratar da crise hídrica no Estado do Rio

Moradores de diversas áreas do Rio de Janeiro tiveram problemas no abastecimento de água, que chegava às torneiras das residências com cheiro forte e cor amarelada. Foto: Saulo Angelo.

A segurança no abastecimento de água no Estado do Rio será o tema de um evento que a Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) irá promover, online, no dia 7 de abril, das 10h às 12h.

O encontro, que será realizado após o Dia Mundial da Água (22 de março), irá reunir especialistas para debater o cenário atual do setor hídrico e propostas de ação para tornar as políticas públicas mais sustentáveis.

O anúncio do evento foi feito durante a primeira reunião do ano da Câmara de Desenvolvimento Sustentável, no Conselho Regional de Contabilidade.

A ideia do encontro, que terá a parceria da Comissão Parlamentar de Meio Ambiente da Alerj, surgiu a partir do recente caso de contaminação da água que evidenciou a vulnerabilidade do sistema Guandu, responsável pelo abastecimento de mais de nove milhões de habitantes de diversos municípios do Rio.

“A segurança hídrica envolve diversas questões como o desenvolvimento de negócios e a saúde pública. Os cidadãos fluminenses estiveram agora diante dessa questão, que não se trata de política e sim de interesse estratégico da população”, afirmou o representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), Joper Padrão, que esteve presente à reunião da Câmara de Desenvolvimento Sustentável.

Também participando do encontro, a diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Maria Helena Martins Furtado, disse que “o Dia Mundial da Água merece ser comemorado como forma de chamar a atenção para esse recurso natural necessário à sobrevivência de todos os seres vivos”.

 

Fonte: Fórum de Desenvolvimento do Estado do Rio

Equipe SNA

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp