Além do boi, só ovos fecharam primeiro semestre com faturamento positivo

Em seu mais recente Boletim PIB, no qual analisa o desempenho da agropecuária brasileira no primeiro semestre de 2015, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) observa que, no período, somente dois produtos da produção animal brasileira – o boi em pé e os ovos – tiveram faturamento real positivo, ou seja, acima da inflação acumulada no período. No caso do ovo, porém, o incremento verificado foi mínimo – de 0,21% – podendo ser interpretado apenas como estabilidade em relação ao primeiro semestre de 2014 e nada mais do que isso.

Algo em comum entre frango, suíno ou, mesmo, os ovos, produtos com desempenho bem aquém do registrado pelos bovinos? Sim, o volume de produção, que recuou quase 8% entre os bovinos e aumentou em índices que variam entre 2,63% e 6,17% entre frango, suínos e ovos.

Vale notar, de toda maneira, que na estabilidade registrada pelo ovo pesa o fato de o período analisado incluir o desempenho “áureo” da Quaresma, ocasião em que o produto atinge os melhores preços do ano (situação que deve se manter até setembro corrente, pelo menos). Ou seja: ampliada a análise do CNA além do primeiro semestre é certo que também o ovo passe a registrar evolução negativa de preços.

Portanto, por ora (e, provavelmente, até o final do corrente exercício), só o boi continua apresentando ganho real no preço e no faturamento.

 

Fonte: AviSite

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp