A pesquisa sobre agroindústria, do FGVAgro, revela que em setembro de 2024, o volume de produção agroindustrial registrou um aumento de 1,60% em relação ao mesmo mês de 2023. A expansão foi ocasionada, exclusivamente, pelo segmento de Produtos Não-Alimentícios, que cresceu 4,50% no mês.
O segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, por sua vez, contraiu 0,70%, impactado, sobretudo, pela menor produção de alimentos de origem vegetal.
No próximo trimestre, é estimada pelo FGV Agro uma expansão de 3,10% em relação ao mesmo período de 2023. Caso isso ocorra, a Agroindústria fechará 2024 com uma alta de 2,70% em relação ao ano anterior. Esse crescimento, vale destacar, deverá vir tanto do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas (2,90% a.a.), quanto do de Produtos Não-Alimentícios (2,50% a.a.).
Por fim, é importante ressaltar que a taxa de câmbio é uma das variáveis consideradas no modelo de projeção. Dada a alta volatilidade dessa variável, ainda há alguma razoável incerteza com relação à projeção de crescimento da Agroindústria para o final do ano. Embora o percentual gerado pelo modelo seja de uma expansão de 2,70%, as próximas revisões podem reduzir ligeiramente essa estimativa, talvez, para algo mais próximo dos 2,50%, o que ainda seria um bom crescimento do setor para esse ano.