Dezenove empresas, incluindo grandes multinacionais, que compartilham interesses estratégicos no setor de sustentabilidade na produção de alimentos, se uniram ao Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) a fim de promover mudanças no sistema de produção global.
A iniciativa, batizada de “One Planet Business for Biodiversity” (OP2B), foi lançada na Cúpula de Ação Climática da ONU em Nova York. A informação foi divulgada, em nota, pela brasileira Native, a maior exportadora mundial de açúcar orgânico, que integra o grupo.
As marcas participantes vendem produtos em mais de 120 países e têm receita total combinada de cerca de US$ 500 bilhões. O grupo se comprometeu a agir para “desenvolver soluções inovadoras destinadas a proteger e aprimorar a biodiversidade nos sistemas agrícolas” até 2030.
Entre as ações previstas estão a ampliação de práticas agrícolas regenerativas para proteger a saúde do solo, o desenvolvimento de portfólios de produtos para aumentar a biodiversidade cultivada e o aumento da resiliência dos modelos de alimentos e agricultura, com redução do desmatamento, aprimoramento do manejo e restauração e proteção de ecossistemas naturais de alto valor.
Fazem parte do OP2B o Grupo Balbo (dono da Native), Barry Callebaut, Danone, DSM, Firmenich, Google, Jacobs Douwe Egberts, Kellogg Company, Kering, Livelihoods Funds, L’Oreal, Loblaw Companies Limited, Mars, Migros Ticaret, McCain Foods, Nestlé, Symrise, Unilever e Yara.
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